Com a compra de 120 unidades pela Transpipeline, extrapesado VW Meteor entra em operação com sustentabilidade. Os novos Meteor 29.520 6×4 vão operar um verdadeiro gasoduto sobre rodas, com tanques de gás GNL na rota Manaus-Boa Vista.
Para isso, os modelos equipados com carreta especial criogênica vão transportar gás natural que será usado para gerar energia elétrica de forma sustentável e atender ao consumo de residências e empresas no Estado de Roraima, no Norte do Brasil.
Segundo a marca, os caminhões foram adquiridos pela Transpipeline, empresa especializada em transporte de cargas na região Norte (fluvial e rodoviária) e responsável pela operação de transporte no trecho de 1,1 mil quilômetros, que abrange os pontos do Projeto Integrado Azulão, na cidade de Silves (AM), até o projeto de Jaguatirica, na cidade de Boa Vista (RR), de responsabilidade da Eneva, Companhia de Energia Integrada do Brasil. A Transpipeline conta com bases de apoio a operação com estrutura de suporte aos motoristas e veículos.
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“Os novos caminhões têm configuração ideal para a nossa aplicação, oferecendo robustez, economia e o custo de operação mais viável, além da capilaridade da marca, que tem concessionárias no Amazonas e em Roraima, as bases da nossa operação”, comenta o cliente Wigner Rezende.
A viagem começa na Bacia do Amazonas, na área do Campo do Azulão, no Amazonas. Lá o gás é obtido e liquefeito numa usina de tratamento para estocagem e transporte como GNL.
De lá, os novos Meteor partem para a viagem por rodovias até a Usina Jaguatirica, em Boa Vista (RR), onde a energia gerada pelo gás natural é interligada à rede de transmissão elétrica de Roraima, abastecendo mais de 70% do consumo daquele Estado de forma sustentável, já que reduz quase completamente a emissão de NOx característica do uso do petróleo como fonte de energia.
O extrapesado VW Meteor 29.520 6×4 é o caminhão mais potente da VW Caminhões e Ônibus. Ele estreia no mercado nacional já fazendo história e com coração brasileiro: é equipado com a nova geração do consagrado motor MAN D26 de 13 litros, agora produzido no Brasil, em São Paulo (SP), na primeira linha fora da Europa. Com 520 cavalos de potência e 2.500 Nm de torque, o propulsor tem mais de 130 componentes modificados para alcançar a combinação de potência, torque, redução de consumo de combustível e durabilidade.
Traz a nova transmissão automatizada V-Tronic com caixa Traxon de 12 e 16 velocidades. Como os demais estreantes da noa família de caminhões extrapesados VW, tem chassi projetado por engenheiros da empresa a partir de todo o know-how acumulado, com rigoroso desenvolvimento para deixar os veículos mais leves, culminando na máxima capacidade de carga útil.
O cavalo mecânico 6×4 foi desenvolvido para o transporte rodoviário de cargas de médias e longas distâncias. Opera com Combinações Veiculares de Carga de 7 e 9 eixos, com PBTC de 57 a 74 toneladas, com versatilidade a toda prova.