
Antigamente os animais de estimação eram alimentados apenas com restos de comida humana. Seus donos tinham o hábito de alimentar cães e gatos com sobras de arroz misturadas, principalmente, com carnes e legumes.
Atualmente, depois de muitas pesquisas por parte dos veterinários, concluiu-se que esse tipo de alimentação não é completa e balanceada para que os animais tenham uma vida saudável.
Este foi um dos principais motivos pelo qual muitas empresas começaram a fabricar rações adaptadas para as várias espécies de animais de estimação, nos mais variados sabores, preços e apresentação.
O crescimento do mercado de pet food tem sido intenso, a vida corrida dos proprietários, a preocupação com a saúde dos animais, a facilidade de alimentar o seu pet com uma comida completa e pronta para o consumo ajudou a ampliar este comércio.
Hoje no mercado existem alimentos secos, semi-úmidos e úmidos. Os mais comuns são os alimentos secos, mais conhecidos como rações. As rações são classificadas em: super premium, premium, manutenção e econômica e cada uma é destinada para uma fase de vida do animal: filhotes, adultos, idosos, castrados e as coadjuvantes, que ajudam no tratamento de doenças.
Também temos aqueles proprietários que dispõe de mais tempo e que por isso podem optar pela dieta caseira. Sabemos que com os cuidados adequados é possível garantir uma dieta nutritiva e saudável a partir das comidinhas feitas em casa.
Porém, é necessário consultar sempre um veterinário nutricionista para garantir que a dieta do seu cão seja completa do ponto de vista nutricional e adequado para sua faixa de idade.
No caso dos gatinhos tenha cuidado, pois eles precisam de complementação. Como seu metabolismo é diferente, eles não podem ser alimentados exclusivamente com dieta caseira. De novo, um veterinário nutricionista deve ser consultado.
Não podemos nos esquecer dos petiscos e guloseimas, que são as comidinhas que os nossos pets adoram. Elas fazem parte da alimentação dos animais de estimação como agrado ou prêmio, porém, devemos ficar atentos com a quantidade disponibilizada.
Se você tem dificuldade para encontrar a ração apropriada para o seu animal de estimação ou se tem dúvidas sobre alimentos industrializados e caseiros, procure de imediato um médico veterinário. Ele é o melhor amigo do seu pet e indicará a alimentação adequada de acordo com a raça, idade, porte e necessidades nutricionais.
Tomando todos esses cuidados, tenha a certeza de que seu Pet crescerá saudável e feliz e você terá a tranquilidade que precisa para curtir o seu bichinho.