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Avaliação do Nova Nova Toro, equipado com motor turbo flex de 1.3 litro, grande n0vidade no portfólio da picape
A Sport Utility Pick-up (SUP) da Fiat, a Toro, já foi uma grande novidade quando chegou, desbravando um conceito novo no mercado automotivo nacional. Agora a marca inovou de novo, com a adoção do motor turbo flex, que prioriza a performance e a economia de combustível.
A versão que testando foi justamente essa, a Fiat Toro Volcano Turbo 270 Flex AT6, de nome tão comprido quanto o tanto de equipamentos e recursos que oferece. Uma bela picape, capaz de alcançar a potência de 185 cavalos e 270 Nm de torque quando abastecida com etanol. Daí vem o nome 270, que se converte em 27,5 kgfm a 1.750 rpm.
Para não deixar de comentar, a Nova Fiat Toro teve seu visual todo remodelado, ficou mais moderna e mais bonita. Na dianteira, um novo capô com um vinco diferente, nova grade, rodas e barra de proteção frontal integrada ao para-choque, além do Logo Script e a Fiat Flag, assim como a Strada.
Vamos reforçar o motor, que ganhou alto nível de evolução com o downsizing. Ou seja, menor cilindrada e mais potência, justamente por conta do turbo. Esse motor é equipado com a tecnologia MultiAir III da Stellantis. Segundo a engenharia da Fiat, esse é um sistema eletro-hidráulico, que permite o controle flexível da duração e da elevação das válvulas de admissão, além do controle de carga do motor sem gerar perdas de bombeamento e contribuindo para reduzir o consumo de combustível do motor em operações de baixa e média carga.
Ainda conta com um sistema de combustão que utiliza a injeção direta de combustível, que reduz a temperatura da mistura dentro da câmara de combustão, diminuindo a tendência à detonação, priorizando a eficiência da queima, com mais economia e desempenho.
Sua construção conta com bloco de alumínio, que tem peso reduzido e esquenta mais rápido pela menor resistência à condução de calor. Além disso, o trocador de calor do óleo diminui a temperatura do motor, reduzindo o atrito e evita que o óleo esquente demais.
A transmissão é automática de seis marchas à frente e uma à ré e a direção é do tipo elétrica com pinhão e cremalheira. Outros sistemas disponíveis são o Novo E-Locker com TC+, que faz o travamento das rodas de forma eletrônica pelo controle eletrônico de estabilidade (ESC), o Novo sistema ESC Off (4×4 Low) e o ABS Off Road.
Nossa versão conta com mais uma novidade na linha, a nova central multimídia de até 10,1”, posicionada de maneira vertical, e que oferece plataforma completa de serviços conectados, em parceria com a TIM.