De acordo com a especialista Nakata, a instalação do pivô de suspensão exige avaliação da bandeja e alguns cuidados na hora da manutenção. Também conhecido como pino esférico ou articulação, o pivô de suspensão, é responsável por conectar o chassi do carro a componentes como o telescópio e manga de eixos.
“O alojamento não pode estar ovalizado, deformado ou alargado, pois estes defeitos comprometerão a montagem do pivô, podendo ocasionar barulho e até soltura da peça”, alerta Thaynan Bocchi, assistência técnica Nakata. Assim, se a bandeja não tiver em boas condições e preparada para receber a instalação do pivô novo será preciso substituir todo o conjunto.
Fabricante do sistema de suspensão, a Nakata indica que na hora da instalação, é necessário usar prensa hidráulica e diversos dispositivos para evitar não só a prensagem desalinhada, mas também que a carga seja aplicada na tampa do pivô, o corretor é aplicar a carga na aba da carcaça forjada. “Jamais use martelo, pois poderá danificar a tampa e o pivô”, adverte.
O técnico lembra ainda que é possível rasgar a coifa no início da montagem devido a interferência com o alojamento na hora da prensagem. “Em alguns casos mais críticos a Nakata comercializa o pivô com a coifa desmontada, permitindo fazer a instalação sem danificá-la”, comenta.
Assim, é possível prensar o pivô na bandeja tranquilamente, fixar o anel elástico no alojamento de modo que a peça fique travada. Em seguida, fazer a montagem da coifa e anéis sem complicações. “A durabilidade do pivô depende especialmente do estado da coifa”, afirma.
Recomenda ainda ter atenção para que o ambiente esteja limpo para que a graxa não seja contaminada.