Com a chegada da estação das chuvas, a Magneti Marelli evidencia função das palhetas do para-brisa. Segundo a marca, é importante que as palhetas limpadoras estejam em perfeitas condições de funcionamento, já que são itens fundamentais para a segurança.
A Marelli Cofap Aftermarket, divisão de reposição da marca, destaca ainda que as palhetas desgastadas ou ressecadas podem causar danos ao para-brisas, comprometendo a segurança na condução do veículo devido à perda de capacidade de limpeza do vidro do para-brisas. Assim, elas devem ser substituídas quando surgem riscos ou faixas no para-brisas, ou quando o vidro ficar embaçado pelo lado de fora.
A recomendação da empresa é que o componente seja verificado a cada seis meses, já que, como todo equipamento, o limpador de para-brisa também está sujeito ao desgaste natural de uso, que em algum momento exigirá a substituição. A seguir estão algumas dicas de conservação das palhetas:
- Limpe apenas com água e sabão – as palhetas exigem uma limpeza simples. Geralmente, água e sabão resolvem o problema. Sempre que você lavar o carro, utilize um pano úmido para higienizar as borrachas. É indicado repetir o procedimento pelo menos uma vez por semana.
- Não utilize produtos inadequados – durante a limpeza das palhetas, é fundamental não utilizar nenhum produto químico, ou seja, silicone, spray, querosene e detergente estão proibidos, pois podem ressecar a borracha do limpador.
- Acione a água do esguicho – uma prática positiva para aumentar a durabilidade das palhetas é esguichar a água do reservatório todos os dias. Essa ação hidrata a borracha, além de manter a peça limpa e conservada por mais tempo.
- A exposição prolongada às intempéries também acelera a perda de eficiência do componente.
É importante lembrar que trafegar com palhetas em condições ineficientes ou inoperantes é considerado infração grave, conforme o artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro. O veículo pode ser multado e até recolhido. O reservatório de água também deve estar sempre abastecido, caso contrário, o veículo também pode ser multado e retido.
Palhetas Magneti Marelli
A Magneti Marelli possui quatro famílias de palhetas limpadoras de para-brisas em catálogo: Standard, Touch Flat, Estrada e Traseira. Juntas, elas somam 41 códigos e atendem praticamente 100%da frota de veículos nacionais e importados.
As palhetas Standard contam com 19 códigos e possuem uma estrutura em aço-inoxidável e armação com pintura fosca que proporciona grande durabilidade. Elas são projetadas para um melhor contato com para-brisas curvos e suas lâminas são fabricadas em borracha de alta qualidade, com corte de precisão para melhor ação de limpeza e alta resistência a ozônio.
As palhetas Touch Flat totalizam 11 códigos e apresentam design aerodinâmico e estrutura robusta para evitar a trepidação e melhorar o desempenho. Essa linha também tem o corpo mais curvado e recebe uma borracha especial com pontos de pressão para um contato mais uniforme e silencioso em todas as condições climáticas.
Já as palhetas Estrada, exclusivas para veículos comerciais como caminhões e ônibus, atendem a 95% da frota de pesados circulante no Brasil. Essas palhetas são metálicas e disponíveis nos tamanhos 22, 24, 26, 28 e 32 polegadas.
Os seis códigos de palhetas Magneti Marelli da família Traseira são destinadas aos vidros traseiros de veículos leves, como o próprio nome sugere, e atendem veículos das montadoras Chevrolet, Citroën, Fiat, Ford, Honda, Mitsubishi, Peugeot, Renault e Volkswagen.
Mais informações sobre as palhetas e demais produtos Magneti Marelli podem ser encontradas no catálogo eletrônico disponível para celulares IOS e Android e no site www.mmcofap.com.br. Mais informações e esclarecimentos de dúvidas sobre os produtos Magneti Marelli podem ser obtidos por meio do atendimento ao consumidor 0800-0191638.