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Toyota celebra 30 anos de veículos icônicos no Brasil

Toyota celebra 30 anos de veículos icônicos no Brasil

Com os modelos Corolla, Hilux, SW4 e Camry, a Toyota celebra 30 anos de veículos icônicos no mercado brasileiro. A apresentação inaugural foi feita oficialmente no Salão Internacional do Automóvel de 1992, realizado em São Paulo.

Segundo a montadora japonês, com a abertura comercial promovida no Brasil na década de 1990, muitos fabricantes de automóveis iniciaram a apresentação de seus modelos para o público nacional. Foi então que os modelos já reconhecidos internacionalmente, como o sedã Corolla, a picape Hilux, o SUV SW4 e o sedã de luxo e topo de linha, Camry, passaram a ser vendidos por aqui.

Desde então, aproximadamente 2 milhões de unidades foram vendidas, e seguem a comercialização, atraindo consumidores, com características como qualidade de construção, robustez e versatilidade.

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O Corolla foi apresentado no Brasil em sua 7ª geração, mundialmente premiado sedã e se tornaria por aqui um sucesso de vendas. Com mais de 1 milhão de unidades comercializadas desde o seu lançamento no mercado brasileiro, o Corolla, proveniente do latim e que significa “Coroa de Flores”, uma representação das ideias de felicidade e triunfo, faria parte de um segmento até então em franca ascensão na época, o dos sedãs médios.

Importado inicialmente do Japão, o sedã chegou ao país com um motor quatro cilindros 1.8L 16V com 115 cavalos e transmissão manual de cinco velocidades na versão LE, além de sistema de injeção eletrônica – item não muito comum nos carros nacionais na época – e a possibilidade de ser equipado com uma transmissão automática eletrônica com Overdrive, e um nível de segurança ainda não conhecido nacionalmente, com Airbag e freios com assistência ABS.

Toyota celebra 30 anos de veículos icônicos no Brasil
Corolla 1998

Depois de algumas evoluções, o Corolla 1999 foi o primeiro ano-modelo do veículo nacional, que trazia segurança a preço competitivo no segmento. Reconhecida a 9ª geração do Corolla, revolucionou o segmento transformando o sedã em líder de mercado. Apresentado em 2002, ele foi o responsável por trazer novamente ao portfólio da Toyota a carroceria Station Wagon, o Corolla Fielder, em 2004, que depois ficou conhecido apenas como Fielder.

Fielder

Hoje na 12ª geração, o Corolla reflete o DNA Toyota de Qualidade, Durabilidade e Confiabilidade, conquistando diferentes perfis de clientes, inclusive aqueles que buscam uma direção mais esportiva. A versão GR-Sport, lançada por aqui em 2021, é equipada com o motor 2.0 flex Dynamic Force, suspensão diferenciada, com molas e amortecedores mais firmes, braços estruturais ligados ao chassi e defletores na parte inferior do carro, além de interior diferenciado.

E para a linha 2023, todas as versões do Corolla passam a trazer – de série – a tecnologia do sistema de segurança ativa Toyota Safety Sense (TSS), pacote que contempla recursos como o Sistema de Pré-Colisão Frontal (PCS), Sistema de Assistência de Permanência de Faixa (LTA), com função de Alerta de Mudança de Faixa (LDA), faróis altos automáticos (AHB) e Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC).

Hilux, versátil e robusta para qualquer ocasião

Também apresentada no Salão Internacional do Automóvel em 1992, a Hilux desembarcava no Brasil em sua 5ª geração inicialmente trazida do Japão. Importante opção para o consumidor brasileiro, consolidada pela imagem de qualidade, durabilidade e robustez estabelecida anteriormente pelo Bandeirante, a picape chegava ao País com motorização quatro cilindros, diesel, nas opções de cabine simples e dupla.

Toyota celebra 30 anos de veículos icônicos no Brasil
Hilux desembarca em 1992

Proveniente da combinação das palavras em inglês “high” (alto) e “luxury” (luxo), a picape prontamente atendeu aos mais variados perfis de consumidores ao oferecer a motorização 2.4L, com 83 cavalos, e a 2.8L, com 88 cavalos, nas opções de tração 4×2 e 4×4 também nas versões cabines simples e dupla.

Hilux 2002

Em 2019 a Toyota do Brasil apresentou, pela primeira vez, uma versão esportiva da Hilux, a GR-S, limitada a 420 unidades, com novo visual, grade hexagonal e remodelação do para-choque dianteiro, representando o conceito da divisão esportiva Toyota GAZOO Racing.  Equipada com um motor diesel 2.8L, quatro cilindros, de 177 cavalos, a nova versão esportiva também ganharia uma companheira em 2020 com uma nova motorização, agora com propulsor a gasolina, 4.0L V6, com 234 cavalos.

A linha Hilux 2021 recebeu uma importante atualização mecânica no motor diesel, que agora contaria com 204 cavalos, além de itens avançados de segurança como controle de velocidade adaptativo (ACC) e frenagem automática de emergência na versão SRX. Recentemente, a picape recebeu mais três importantes versões para diversificar ainda mais seu portfólio: a GR-Sport com motor diesel de 224 cavaloes e 55 kgfm de torque; a SRX Limited com mais itens de conforto e conveniência; e a Conquest, com visual mais off-road e itens exclusivos.

SW4, o SUV raiz da Toyota

Com as vendas iniciadas juntamente com a Hilux, após o Salão Internacional do Automóvel em 1992, a 2ª geração do utilitário SW4 foi o veículo que inaugurou o segmento SUV (Sport Utility Vehicle) no portfólio da Toyota por aqui. Oferecida com tração 4×4, motor quatro cilindros 2.8L 8V com 88 cavalos, em menos de dois meses emplacou 233 unidades. A partir desta recepção dos consumidores brasileiros, atualizações na motorização e versões equipadas com motor quatro cilindros de 2.4L 8V e 116 cavalos e o 3.0L V6 12V com 152 cavalos a gasolina foram oferecidos nos anos seguintes.

Em 2021, o SW4 desta geração recebe seu primeiro facelift, com aumento de potência nas versões diesel, com 204 cavalos, bem como a inclusão de avançados itens de segurança nas versões SRX, como controle de velocidade adaptativo e frenagem automática de emergência, itens do pacote Toyota Safety Sense.

Em 2021, houve ainda o retorno da versão Diamond ao portfólio, ainda mais sofisticada, e a introdução da versão GR-Sport, mais esportiva em todos os aspectos, com ajustes de suspensão. Na linha 2023, o utilitário esportivo recebeu 20 cavalos na versão GR-Sport, agora com 224 cavalos.

Camry, o sedã topo de linha da Toyota 

Tradução da palavra “Kanmuri”, que em japonês significa Coroa, o sedã de luxo da Toyota desembarcou no mercado brasileiro em 1992 para trazer o máximo de elementos relacionados à tecnologia, segurança, conforto, conveniência e o status que o consumidor buscava na época. Equipado com um motor 3.0L 24V V6 com 188 cavalos e transmissão automática Overdrive, a versão XLE contava com especificações e desempenho que nenhum veículo nacional oferecia. Equipamentos como Airbag e freios com ABS, conquistou os mais exigentes clientes.

Camry 1992

Seguindo suas premissas rumo à neutralidade de carbono, a Toyota apresentou em 2022 a versão híbrida do luxuoso sedã, equipado com um propulsor quatro cilindros 2.5L 16V de 178 cavaloes, e três motores elétricos, de 120 cavalos, que combinados oferecem a potência combinada máxima de 211 cavalos. O modelo se juntou aos outros veículos eletrificados da Toyota, como Corolla e Corolla Cross híbridos flex, e o RAV4 híbrido.

Com aprimoramentos em segurança, principalmente no Toyota Safety System (TSS), o sedã recebeu Alerta de Mudança de Faixa com Condução Assistida (LDA), Sistema de Pré-colisão Frontal (PCS), Assistência de Direção de Emergência (ESA) – capaz de auxiliar o motorista na execução de manobras e desvios de obstáculos, o que mantém a estabilidade do automóvel e reduz os riscos de acidentes, Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) com alerta sonoro e visual e Faróis altos automáticos (AHB). No quesito segurança, o Camry atual conta com nove airbags, um dos mais equipados do segmento.

CAmry Hybrid

O Hybrid é o último lançamento da Toyota para a linha Camry

No Brasil, com mais de 7 mil unidades vendidas desde o início de sua importação, o Camry segue sendo uma opção para quem quer luxo, sofisticação e elegância sem abrir mão da tecnologia, robustez e qualidade da marca Toyota.

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