Formula Truck

Fórmula Truck: na reta final

Campeonato Brasileiro de Formula Truck está entrando na reta final e a disputa pelo título continua acirrada. O piloto Felipe Giaffone (RM Competições), tricampeão da categoria, lidera com seu caminhão Man, disputando curva a curva com Paulo Salustiano (ABF Mercedes-Benz), ainda em busca do seu primeiro troféu de campeão.

Giaffone é um veterano na categoria, com estreia em 2005, contabilizando 25 vitórias em sua vitoriosa carreira. Salustiano veio um pouco mais tarde, em 2010, e esteve sete vezes no lugar mais alto do pódio. Seu melhor resultado foi no ano passado, quando foi vice-campeão, atrás de Leandro Totti.

Mas a Fórmula Truck é uma corrida cheia de surpresas, quando menos se espera uma quebra, uma batida ou uma manobra errada, pode colocar o primeiro lugar no pelotão dos perdedores, por isso, todo cuidado é pouco, principalmente, no final de uma temporada, com apenas uma corrida por acontecer.

Depois de nove corridas, a etapa de Londrina será realizada em 10 de dezembro, no autódromo Ayrton Senna, e será o encerramento da temporada e da disputa entre Giaffone e Salustiano. Vale lembrar que o regulamento atual determina duas corridas por etapa, ou seja, estão em disputa 53 pontos e todos os pilotos usarão o restritor de potência.

A realização da decisão no Paraná aconteceu meio que por acaso, já que a última prova estava em principio marcada na cidade de Curvelo, Minas Gerais. Mas como o autódromo ainda não está exatamente pronto para receber a categoria, foi decidida a volta para Londrina, que comemora 82 anos de fundação justamente no dia da corrida, que pela primeira vez será realizada num sábado. Fiquem de olho às 16 horas, na transmissão ao vivo pela Rede Bandeirantes de Televisão.

Como é de costume, a etapa deve receber também os famosos caminhõezinhos do Truck Kids, que ficam disponíveis ao público infantil, até 12 anos, durante o final de semana de corrida. A criançada fica convidada a dar uma voltinha no minicaminhão, sempre acompanhada por um motorista experiente. Como um dos objetivos do Truck Kids é ajudar as pessoas, para ter o direito de participar será preciso entregar um quilo de alimento não perecível, menos sal e açúcar.

Felipe Giafone comemora vitória na penúltima etapa
Felipe Giafone comemora vitória na penúltima etapa

Classificação do campeonato

1) Felipe Giaffone, 350 pontos

2) Paulo Salustiano, 322

3) Diogo Pachenki, 289

4) André Marques, 235

5) David Muffato, 207

6) Wellington Cirino, 197

7) Débora Rodrigues, 183

8) Adalberto Jardim, 179

9) Raijan Mascarello, 172

10) Régis Boessio e Alex Fabiano, 159

* já está descontado o descarte obrigatório

 

Campeonato de fabricantes:

1) Mercedes-Benz, 745

2) MAN Latin América, 738

3) Volvo, 373

4) Iveco, 349

5) Ford, 251

6) Scania, 91

 

Mais informações: www.formulatruck.com.br

facebook.com/formulatruckoficial

twitter.com/formula_truck

instagram.com/formulatruckoficial

 

Retranca: Dança dos cockpits na Fórmula 1

Que a Fórmula 1 não é mais a mesma, todo mundo sabe. Que hoje o dinheiro e a eletrônica dão vez ao talento do piloto e à engenharia mecânica do carro, também. E ainda por cima, estamos sentindo falta de ter brasileiros de talento disputando na categoria e que tenham chances reais de conquistar vitórias e títulos.

Felipe Nasr (BRA) Sauber F1 Team.
Felipe Nasr (BRA) Sauber F1 Team.
Sepang International Circuit.

Estávamos acostumados a ver Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet e o brilhante Ayrton Senna nas pistas, travando duelos fantásticos entre os maiores do mundo, leia-se Alain Prost, Nigel Mansell e muitos outros.

E depois, veio um fiozinho de esperança com Rubens Barrichello e depois com Felipe Massa. Desde então, não existe qualquer chance de vitórias brasileiras, e para piorar, não vem chegando ninguém que possa almejar uma posição de destaque, um assento numa grande equipe, que traga chances verdadeiras de sucesso, tirando o novato Felipe Nars, que sentou em 2016 no cockpit de uma Sauber cheia de problemas.

Felipe Massa aposenta neste ano
Felipe Massa aposenta neste ano

Para 2017 a situação ficou ainda pior, já que Felipe Massa anunciou a sua aposentadoria e o único Felipe que sobrou, o Nasr, está sendo cobiçado pela Force India, mas não está nada confirmado. Vamos torcer pra que nosso brasileiro tenha alguma chance de bons resultados no ano que vem.

ÚLTIMOS POSTS