Um motorista que trabalha com conforto tem mais produtividade. O mesmo motorista tem que ter rentabilidade e mais economia no custo da sua operação. E contar com um veículo robusto e confiável sem perder a performance, e com boa capacidade de carga para fazer sua distribuição. Imagine juntar todas essas características num único veículo urbano de carga?
Essa é a proposta da IVECO ao lançar o Daily Hi-Matic 35-180, que acaba de chegar com uma novidade muito esperada: o câmbio automático. O modelo é o primeiro veículo comercial leve com transmissão automática produzido no Brasil, e segundo a montadora, é a aposta para reforçar ainda mais a presença da marca em toda América Latina.
O IVECO Daily Hi-Matic foi apresentado pela primeira vez na Fenatran do ano passado, teve até um test-drive para que os visitantes conhecessem o produto e, como já era esperado, foi aprovado. Um diferencial é que pode ser conduzido por motoristas que tenham a habilitação B, a mesma categoria usada para direção de veículos de passeio.
O câmbio automático é um diferencial para o público de transportadores e motoristas que trabalham especialmente em perímetros urbanos, com aquele eterno para-e-anda do trânsito. A possibilidade de não ter que pisar na embreagem e mudar de marcha todo o trajeto agrada e traz mais conforto para quem dirige.
Conjunto mecânico
Se tem uma qualidade necessária num VUC é a robustez. Não existe negociação, o veículo que faz entregas urbanas precisa ser parrudo. E o IVECO Daily Hi-Matic entrega esse atributo, oferendo um trem de força com o motor FPT F1C VGT capaz de alcançar 180 cv de potência e 430 Nm de torque na faixa de 1.600 a 2.900 rpm. Um conjunto que atende às normas de emissões Proconve 8, equivalente a Euro VI. Moderno e eficiente em termos de desempenho e baixo índice de poluentes.
Acoplado ao motor está a caixa automática ZF- 8HP, de 8 velocidades à frente e uma à ré, com a capacidade de proporcionar trocas de marchas suaves e rápidas, a cada 2 milésimos de segundos. Por conta da sua robustez, a transmissão atende a aplicações desde 3,5 até 7 toneladas, com oito diferentes modos de condução, dentre eles: Modo ECO (Modo de economia de combustível), Modo Power (Modo de Performance), Kick Down, Auxílio de frenagem com redução de marchas, Sistema de freio de mão automático, Sistema autônomo de economia de combustível, Modo de movimentação automático e o Sistema de auxílio em manobras.
Quando o veículo roda na função Eco Mode seu comportamento equilibra a performance na melhor condição de consumo. Caso o motorista necessite de performance, ele pode habilitar a função Power Mode que automaticamente desabilita a função ECO MODE, e no cluster fica vermelho, e o veículo tem comportamento alinhado a performance.
O Kick Down assegura mais performance em momentos de ultrapassagens. É um dispositivo que está no final do percurso do pedal do acelerador, reduzindo as marchas para mais performance. Por fim, temos a função Creep Mode, possibilitando que em marcha lenta o veículo inicie o movimento, facilitando pequenas manobras, como, por exemplo, entrada em docas e baliza em vaga.
O chassi é do tipo escada com longarinas planas com perfil ‘’C’’, e travessas tubulares ou planas rebitadas. A suspensão dianteira é independente do tipo duplo A com barra de torção longitudinais de 31 mm de diâmetro e barra estabilizadora. A traseira conta com mola semi-elíptica assimétrica de duplo estágio, com 60 mm de largura e 7 lâminas.
A engenharia da marca explica que o trem de força do veículo tem capacidade de rampa de 35 graus, o que significa que sobe rampas íngremes, fornecendo máxima performance e segurança.
Por falar em segurança, o IVECO Daily Hi-Matic vem equipado com algumas assistências importante no dia a dia do motorista, como o Hill Hold Control (HHC), que mantém a pressão nos freios por 2 segundos, auxiliando a partida do veículo; o Hydraulic Brake Assist (HBA), que faz o aumento da pressão do freio quando o pedal for acionado de forma rápida reduzindo a distância de parada; o Adaptive Load Control (LAC), que estima a distribuição de carga no veículo; entre outros recursos.
Um modelo que tem design moderno, cabine ergonômica, um painel de instrumentos com dados importantes da rota e a sensação de estar num veículo de passeio, o que é evidenciado com a transmissão automática. Um conjunto que faz o balanço entre desempenho do motor e consumo de combustível, além de proporcionar um menor desgaste de componentes, já que por eliminar o manuseio das marchas, oferece mais conforto e rentabilidade aos motoristas.