Frete Drive: Avaliação da picape Ram Rampage com motor turbo a gasolina de 272 cv. Uma picape brasileira com inspirações no design norte-americano. A Ram Rampage é produzida na linha de montagem de Goiana (PE), mas as traz as linhas imponentes e as características de visual das Ram 1500, 2500 e 3500, com dimensões menores, para brigar com as já renomadas Chevrolet S10, Nissan Frontier, Toyota Hilux etc.
Nossa versão é a Rebel, equipada com o moderno motor Hurricane 4, um 2 litros de quatro cilindros em linha a gasolina, o mesmo que equipa o Jeep Wrangler. O propulsor é construindo em bloco e cabeçote de alumínio com injeção direta e duplo comando variável de válvulas.
Segundo a engenharia da marca, o motor Hurricane 4 é da família GME (sigla inglesa para motor médio global), que usa com um turbocompressor twin-scroll de baixa inércia, válvula de alívio eletrônica e recirculação refrigerada dos gases de escapamento.
Esse conjunto consegue alcançar os 272 cv de potência a 5.200 giros e 400 Nm (40,8 kgfm) a 3000 rpm de torque máximo. A aceleração de 0 a 100km/h é de 7,1 segundos. Para aumentar a esportividade, o modelo quando equipado com esse motor vem com escapamento duplo.
O câmbio é automático de nove marchas, com seletor giratório – como nas Ram 1500 – e opção de trocas manuais através de aletas no volante. A tração é 4×4 automática, capaz de distribuir a força entre os dois eixos, com opção de reduzida por meio de um botão no console central.
Outra característica importante da picape é a robustez da estrutura, composta por 86% de aços de alta e ultra-alta resistência. A engenharia explica que o sistema de suspensão é independente nas quatro rodas, com arquitetura McPherson na frente e multilink atrás, as suspensões têm geometria e calibração específicas para a nova picape, com o DNA Ram. Esse conjunto garante conforto e estabilidade em qualquer percurso.
O sistema de freios teve atenção redobrada, com discos ventilados nas quatro rodas – 305 mm de diâmetro na frente e 320 mm atrás. O freio de estacionamento é eletrônico e tem o recurso Auto Hold. Outros dispositivos são o Start Assist (para partida em rampa) e o Hill Descent Control (HDC), para descidas íngremes no off-road.
Por dentro, a Rampage já se destaca com 22,6 polegadas de telas, sendo 10,3” do quadro de instrumentos full digital e 12,3” do monitor da central multimídia Uconnect, como conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay.
A capacidade de carga é de 1.015 kg nas configurações a diesel e de 750 kg com o propulsor a gasolina. Números que tornam fácil o transporte de cargas pesadas na caçamba, que conta com revestimento plástico em todas as versões e tem 980 litros de capacidade volumétrica. Até na cabine o armazenamento se sobressai, com 35,4 litros de porta-objetos, a melhor capacidade entre picapes médias.