Frete Drive: Avaliação da Iveco Daily Hi-Matic: câmbio automático para mais produtividade
Acho que esse é o sonho de todo transportador urbano: não precisar se preocupar em trocar de marchas durante a jornada da distribuição. Imagina aquele para e anda do trânsito na cidade, qual seria a sua produtividade se essa rotina fosse amenizada com o conforto do câmbio automático? Maior, pode ter certeza.
Fizemos o teste com a Iveco Daily Hi-Matic35-180, que ganhou justamente o incremento da transmissão automática em sua linha. E que incremento, a facilidade de guiar um veículo para fazer entregas, no nosso caso equipado com baú seco, com uso da transmissão automática.
Se já tinha um atributo interessante na Daily é a sensação de estar dentro de um carro de passeio. Uma sensação que fica mais evidenciada quando não se precisa trocar de marchas, e ainda traz mais um benefício lá na frente: custo mais baixo na manutenção. Vamos lembrar que o modelo pode ser conduzido por motoristas que tenham a habilitação da categoria B, a mesma categoria usada para direção de veículos de passeio.
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O novo Daily Hi-Matic mostra toda sua robustez com o motor FPT F1C VGT, que consegue atingir os 180 cv de potência e 430 Nm de torque na faixa de 1.600 a 2.900 rpm. Força e desempenho com um conjunto que atende às normas de emissões Proconve 8, equivalente a Euro VI.
Para completar o trem de força, temos justamente a caixa automática ZF- 8HP, de 8 velocidades à frente e uma à ré. As trocas são suaves e precisas, a cada 2 milésimos de segundos uma marcha é engatada, o que na prática é quase imperceptível, e de novo, muito parecido com um automóvel.
Essa mesma transmissão atende a aplicações desde 3,5 até 7 toneladas, com oito diferentes modos de condução, dentre eles: Modo ECO (Modo de economia de combustível), Modo Power (Modo de Performance), Kick Down, Auxílio de frenagem com redução de marchas, Sistema de freio de mão automático, Sistema autônomo de economia de combustível, Modo de movimentação automático e o Sistema de auxílio em manobras.
Com agilidade, a Daily consegue rodar bem nas ruas da cidade, com ótimo desempenho e conforto ao rodar. E ainda por cima, tem baixas emissões de poluentes. E é bom de rampa, com uma capacidade de 35 graus, pronto para subir rampas íngremes, ser perder o desempenho e prezando pela segurança.
Nosso modelo não estava carregado, mas a mecânica da Daily está preparada para carga de até 3,5 toneladas de PBT. Para suportar esse carregamento, temos um chassi reforçado do tipo escada com longarinas planas com perfil ‘’C’’, com travessas tubulares ou planas rebitadas.
Uma rápida passada no interior da Daily, quase que um automóvel, com ergonomia para dirigir e fácil de alcançar os comandos, como o próprio cambio automático, que tem um formato mais convencional, com um botão para o Park. Um painel de instrumentos simples mas objetivo com as informações de bordo que são mais necessárias.
Fechado com os itens de segurança, o VUC vem com algumas assistências bastante funcionais, e que realmente ajudam o motorista, como Hill Hold Control (HHC), que mantém a pressão nos freios por 2 segundos, auxiliando a partida do veículo; o Hydraulic Brake Assist (HBA), que faz o aumento da pressão do freio quando o pedal for acionado de forma rápida reduzindo a distância de parada; o Adaptive Load Control (LAC), que estima a distribuição de carga no veículo; entre outros recursos.
Ficha técnica
Motor: | IVECO FPT F1C VGT |
Combustível | Diesel S10 |
Cilindrada | 2.998cm³ |
Potência | 180 cv @ (3.500 rpm |
Torque | 430 Nm @ 1.600 – 2.900 rpm (1.500 a 2.400 rpm faixa verde de consumo) |
Alimentação | Bomba de alta pressão e injeção eletrônica Common Rail |
Distribuição | Corrente |
Transmissão | Automática ZF 8HP |
Tração | Tração / Tipo Tração Traseira / Eixo de simples redução |
Direção | Tipo Pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica |
Rodas e Pneus | 6,5″ x 16,0″ / 2 25/75 R 16,0 |
Freios | Freio de serviço: A disco nas 4 rodas, com discos ventilados nas rodas dianteiras e maciços nas rodas traseiras, com indicador de baixo nível do fluido de freio e desgaste de pastilhas. Com sistema de controle de estabilidade ESP, incluindo as funcionalidades ABS+EBD, controle de tração e Hill Holder e acionamento hidráulico, servo assistido e duplo circuito |
Suspensões | Dianteira: Tipo Suspensão independente do tipo duplo A com barra de torção longitudinais de 31 mm de diâmetro e barra estabilizadora com diâmetro de 22mm Traseira: Mola semi elíptica assimétrica de duplo estágio, com 60 mm de largura e 7 lâminas |
Tecnologia de emissões | EGR / SCR |
Dimensões e pesos
Distância entre eixos | 3.520 mm | 3.750 mm |
Comprimento | 5.894 mm | 6.552 mm |
Largura (com retrovisores) | 2.429 mm |
Altura | 2.194 mm | 2.195 mm |
Peso bruto total (PBT) | 4.400 Kg | 3.500 Kg |
Peso em ordem de marcha | 2.090 Kg | 2.110 Kg |