Uma das maiores produtoras de biometano da América Latina, a Gás Verde investe em zerar emissões nas operações logísticas com a compra de 100 caminhões da Scania modelo GH 460 6×2 movidos a biometano e com fornecimento garantido em pontos de abastecimento nas principais rodovias do país.
O público-alvo dessa solução são as transportadoras, que estão cada vez mais demandadas por seus clientes para oferecer uma logística verde, e as empresas que possuem logística rodoviária em suas operações.
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Para a solução completa de descarbonização, a Gás Verde fechou contrato de 100 caminhões a gás da Scania, todos do modelo GH 460 6×2, que serão movidos a biometano produzido em aterro sanitário.
Os 40 primeiros caminhões serão entregues neste mês de fevereiro. Além disso, a Gás Verde irá disponibilizar o biometano em pontos de abastecimento cobrindo as principais rotas do Sudeste, por onde flui a maior parte do transporte de cargas no país.
“Diante da emergência climática, é cada vez mais urgente descarbonizar o setor de transportes no país e a Gás Verde apresenta uma solução completa de logística verde e com pronto atendimento para transportadoras e companhias que têm a necessidade de zerar emissões na cadeia logística. O biometano é um combustível premium e a melhor opção para descarbonização eficiente de veículos leves e pesados”, afirma o CEO da Gás Verde, Marcel Jorand. Atualmente, o transporte por rodovias no país leva à emissão de 210 milhões de toneladas de CO2 por ano por conta do uso de combustíveis poluentes como o diesel, quase 15% das emissões totais do país.
No pacote completo de descarbonização, a Gás Verde oferece, além do biometano, o aluguel do caminhão a gás da Scania zero quilômetro e movido a biometano, garantia de abastecimento nas principais vias do Sudeste, ou sob demanda, e um plano Pro Premium de manutenção e sistema de revisão diferenciado para os veículos.
“Para a Scania, esta parceria com a Gás Verde é uma constatação da assertividade na venda de uma solução completa: O nosso caminhão a gás movido a biometano, que proporciona aos nossos clientes a melhor eficiência energética e mais de 90% de redução de CO2, maior disponibilidade por meio do Plano de Manutenção Scania Pro Premium e a locação como sendo uma alternativa atrativa para expandir o perfil de operação dos nossos clientes”, comenta Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil. “E mais, toda a solução oferecida reafirma que seguimos firmes com a transformação sustentável no transporte”, completa.
Case de sucesso com L’Oreal
Em 2023, o Grupo L’Oréal no Brasil fechou contrato com a empresa Gás Verde para fornecimento de 3,6 milhões de metros cúbicos de biometano, usados para abastecer 100% da frota inbound de 13 caminhões da empresa, que ligam a fábrica, em Vila Jaguará, ao Centro de Distribuição Gaia, em Jarinu (SP). Por mês, são feitas, em média, 750 viagens nesse trajeto.
Ao trocar o GNV pelo biometano, a L’Oréal atingiu as metas de redução de emissões de Gases de Efeito Estufa na operação dedicada, em comparação a 2021. O projeto também contribui para redução das emissões totais de CO2 da empresa, que tem meta cortar as emissões à metade até 2030.
Vantagens do biometano
Produzido a partir de resíduos urbanos em aterro sanitário, o biometano é a solução para a descarbonização de processos produtivos e do transporte das empresas, pois funciona como substituto de combustíveis fósseis, como o diesel, a gasolina, o Gás Natural Veicular (GNV) e o Gás Liquefeito de Petróleo (GLP).
Segundo a Gás Verde, além de reduzir em até 99% as emissões de CO2, o biometano tem a vantagem de ser uma produção 100% nacional – indexado ao IPCA e sem a imprevisibilidade das oscilações do câmbio – bem como a de eliminar a compra de créditos de carbono e atender às metas ESG.
A Gás Verde produz atualmente 160 mil metros cúbicos de biometano por dia, em duas plantas, no Rio de Janeiro e em São Paulo – produção que chegará a 650 mil metros cúbicos por dia até 2028, quando mais dez usinas, em seis estados, estarão em operação.
O caminhão
O modelo GH 460 6×2 movido a biometano traz o conceito chamado de “mochilão”, pois é equipado com dois cilindros de gás posicionados atrás da cabine, o aumenta sua autonomia para até 650km. Ele desenvolve torque de 2.300Nm (1.000 – 1.300 rpm), e seu entre-eixos é reduzido a 3.600mm, o que permite o acoplamento a semirreboques de até 15,40m, costumeiramente chamados de “carretas 30-pallets”, além de aumento na capacidade de gás para até 270 metros cúbicos.
Seu motor foi projetado para o gás, utilizando o Ciclo Otto, o mesmo conceito dos automóveis, tem garantia de fábrica, com alto desempenho e força semelhante ao diesel.