Nakata fala sobre quando o comando da moto pesado para acionar, o que fazer? Quando endurecidos, os cabos podem dificultar o acionamento. Nestes casos, podem ser limpos e lubrificados. Mas, é necessário avaliar o estado das peças, pois há casos que devem ser substituídos.
A marca explica que os componentes que têm como função transmitir os comandos do motociclista a diversas partes da moto, os cabos de comando são peças flexíveis com uma capa protetora, e, entre eles, há diversos tipos, como cabo do acelerador, da embreagem, de freio, entre outros.
“Os cabos de comando merecem atenção dos pilotos de motocicleta na hora da manutenção, pois com o tempo e uso podem ficar endurecidos e pesados”, comenta Leandro Leite, coordenador de Assistência Técnica e Garantia da Nakata.
🚚🚛 Leia a Revista Frete Urbano
📺 Acesse os vídeos no You Tube
👉 Acompanhe no Insta: @revistafreteurbano
Segundo o coordenador da Nakata, poeira e resíduos misturados ao óleo lubrificante podem se transformar em graxa pegajosa tornando mais difícil o acionamento dos cabos do acelerador, da embreagem e do freio. “Há mais atrito e, com isso, é preciso mais força para acioná-los”, adverte. No entanto, há solução, na maioria das vezes, basta limpar e lubrificar.
Para fazer a limpeza deve-se utilizar os produtos recomendados pela montadora da moto, caso não encontre essa especificação no manual pode-se utilizar o micro óleo.
Após aplicar o micro óleo entre o cabo e capa, faça vários movimentos com o cabo de aço, mantendo a capa parada, isso fará com que o micro óleo se espelhe e remova a massa que está impedindo o movimento natural do cabo.
Após esse procedimento aplique algumas gotas de óleo de máquina entre a capa e o cabo e repita a operação de acionamento, se sentir que o cabo continua pesado é melhor fazer a substituição.
Dependendo do estado dos cabos, há casos, como, por exemplo, estão desfiados, que devem ser substituídos, por isso é importante fazer uma avaliação antes de iniciar o processo de limpeza.