Organização: Como utilizar os conceitos 5S na sua rotina de distribuição. Há muitos anos se fala no conceito 5S, uma metodologia japonesa de gestão que visa melhorar a organização, a produtividade e a segurança no ambiente de trabalho. A filosofia foi criada e utilizada como parte da processo de reconstrução industrial e melhoria da eficiência nas fábricas japonesas, no período pós-Segunda Guerra Mundial, nos idos de 50.
O 5S, cujo nome vem de cinco palavras japonesas que representam os princípios da metodologia: Seiri (Senso de Utilização); Seiton (Senso de Ordenação); Seiso (Senso de Limpeza); Seiketsu (Senso de Padronização) e Shitsuke (Senso de Disciplina). Desde então, vem sendo aplicado como uma cultura permanente em diferentes negócios, fábricas e empresas, hospitais e clínicas, logística e transporte; e no uso pessoal de cada um.
Você sabia que o conceito 5S pode ser uma excelente ferramenta para motoristas e transportadores autônomos, no intuito de melhorar a a organização, a segurança e a eficiência no trabalho? E só temos bons frutos a colher com isso. Confira como esses conceitos podem ser aplicados no seu dia a dia.
🚚🚛 Leia a Revista Frete Urbano
📺 Acesse os vídeos no You Tube
👉 Acompanhe no Insta: @revistafreteurbano
Benefícios do 5S para motoristas
– Mais segurança na direção
– Maior eficiência nas entregas
– Redução de desperdício de tempo e combustível
– Menor risco de tomar multas e se envolver em acidentes
– Melhor conservação do veículo
– SEIRI (Senso de Utilização) – Eliminar o que é desnecessário: para os motoristas isso quer dizer ser mais manter apenas os itens essenciais no caminhão (documentos, ferramentas, EPI, água, alimentos, etc.). Livre-se de itens quebrados ou que não têm mais utilidade e evite excesso de bagagens ou objetos desnecessários na cabine para manter o espaço organizado e seguro. Mantenha apenas os equipamentos de segurança exigidos por lei.
Como benefício temos a redução de peso desnecessário, mais organização e menos distrações.
– SEITON (Senso de Ordenação) – Organizar para facilitar o uso: no caso de transportadores, é ter espaços adequados para cada item do VUC, além de ter a carga ordenada de forma estratégica para evitar tombamentos e facilitar a descarga. Guardar documentos em local acessível e seguro. Outra dica é usar apps e ferramentas de GPS para planejar melhor as rotas e evitar atrasos.
Como benefícios, temos o aumento da produtividade, a melhora da segurança e a redução de tempo com coisas perdidas.
– SEISO (Senso de Limpeza) – Manter o ambiente limpo e seguro: para transportadores, isso significa fazer a limpeza frequente na cabine e na carroceria para evitar sujeira e mau cheiro. Além disso, é bom manter limpos os vidros, retrovisores e faróis para garantir melhor visibilidade. Verifique se a carroceria está limpa antes de carregar. Também devemos eliminar o acúmulo de resíduos dentro do caminhão (garrafas, embalagens, restos de comida). É indicado higienizar maçanetas, volante e banco regularmente
Como benefícios temos mais saúde para o motorista, de quem usa o VUC e conservação do veículo.
– SEIKETSU (Senso de Padronização) – Criar hábitos organizados: na aplicação por motoristas, é seguir uma rotina de inspeção diária do caminhão (freios, pneus, óleo, iluminação). E manter documentos sempre organizados e atualizados, inclusive os pessoais. Também é importante fazer um check list para garantir que tudo está em ordem antes de iniciar a jornada. Criar uma rotina fixa para abastecimento e manutenção preventiva.
Como benefícios temos evitar multas, falhas mecânicas e imprevistos na rota de distribuição.
– SHITSUKE (Senso de Disciplina) – Tornar os 5S um hábito diário: para transportadores isso significa que essa organização e recursos de segurança devem se tornar costumeiro, não apenas uma tarefa esporádica. Crie o hábito de verificar e seguir os 5S antes, durante e depois de cada viagem. Siga as regras de segurança e trânsito rigorosamente. Além disso, é bom compartilhar essas práticas com outros motoristas para incentivar a cultura de organização.
Como benefícios temos a manutenção da disciplina no trabalho, redução de riscos e melhora na qualidade de vida.
O 5S para motoristas autônomos pode vir a calhar, com simples ações diárias que vão ajudar a reduzir desperdícios, aumentar a segurança e melhorar a eficiência do seu transporte. São pequenas mudanças na sua organização pessoal, do seu VUC e na rotina diária afim de gerar grandes benefícios no dia a dia das rotas de distribuição.