Com a chegada do inverno, a partida a frio dos motores se torna um desafio comum nas oficinas. A NGK, marca da Niterra especializada em sistemas de ignição, alerta para os fatores que afetam a ignição em temperaturas baixas, exigindo atenção de mecânicos e motoristas.
Nos dias gelados, o combustível condensa com mais facilidade e o motor demora mais para atingir a temperatura ideal. Isso pode comprometer a queima do combustível e dificultar a partida. Para garantir o bom funcionamento do sistema, a NGK recomenda atenção especial a cinco pontos:
🚚🚛 Leia a Revista Frete Urbano
📺 Acesse os vídeos no You Tube
👉 Acompanhe no Insta: @revistafreteurbano
1 – Sensor de temperatura do líquido de arrefecimento
O sensor precisa indicar corretamente a temperatura do motor. Ele aciona sistemas responsáveis pela partida a frio e influencia diretamente na eficiência da ignição em ambientes frios.
2 – Sistema com reservatório de combustível
O reservatório deve estar limpo, desobstruído, sem vazamentos e abastecido com gasolina de boa qualidade, fundamental para o funcionamento da partida auxiliar.
3 – Sistema de aquecimento do combustível
Precisa funcionar corretamente para favorecer a vaporização e melhorar a queima do combustível, reduzindo os efeitos da condensação em temperaturas baixas.
4 – Bateria
Com o motor frio, a partida exige mais carga da bateria. É essencial verificar sua condição e garantir que ela suporte o esforço adicional necessário.
5 – Velas de ignição
As velas geram a centelha elétrica que inicia a queima. Velas desgastadas ou com resíduos dificultam a ignição, especialmente no frio.
Segundo Hiromori Mori, consultor técnico da Niterra do Brasil, velas de alta performance, como as com ponta de platina ou irídio, oferecem maior durabilidade e eficiência. “As velas de metais nobres são resistentes à formação de resíduos e à carbonização, problemas que se intensificam no frio e prejudicam a ignição”, afirma.
A NGK oferece no mercado de reposição as linhas G-Power (platina) e Iridium IX (irídio), com eletrodos que otimizam a propagação da chama e reduzem perdas de energia. Para veículos mais modernos, as opções são Laser Platinum e Laser Iridium, também utilizadas como equipamento original.
O uso adequado desses componentes pode facilitar a partida, reduzir o esforço sobre a bateria e proteger o motor. O reparador deve orientar o cliente sobre a importância de manter o sistema de ignição em dia, principalmente durante o inverno.