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Tecnologia ADAS exige recalibração após manutenção veicular

Tecnologia ADAS exige recalibração após manutenção veicular

Com o avanço dos sistemas eletrônicos nos veículos, tecnologias como os ADAS (Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor) tornaram-se cada vez mais comuns na frota brasileira. Recursos como controle de estabilidade, frenagem automática de emergência e assistente de permanência em faixa são alguns exemplos que dependem do funcionamento preciso de sensores, câmeras e radares embarcados.

Segundo Juliano Caretta, supervisor técnico da DRiV, líder global no segmento de autopeças de reposição, oficinas devem redobrar a atenção em serviços que envolvam componentes de suspensão, direção e freios. Isso porque essas manutenções impactam diretamente o alinhamento e, consequentemente, a leitura dos sensores do sistema ADAS.

A recalibração dos sensores se torna essencial, especialmente após intervenções como troca de amortecedores, bandejas, pivôs, coxins e barras de direção. Caso os sensores de ângulo de direção ou outros dispositivos eletrônicos permaneçam desajustados, o veículo pode apresentar respostas imprecisas em curvas, acionamentos indevidos de frenagem ou falhas na leitura de faixas de rodagem.

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De acordo com Caretta, a substituição de peças pode alterar a convergência do veículo, comprometendo a leitura dos sensores. “Mesmo uma pequena variação no alinhamento pode afetar a resposta do sistema e provocar desgaste irregular dos pneus dianteiros”, explica.

O procedimento de recalibração pode ser feito de forma estática, com o veículo parado em frente a alvos calibradores, ou dinamicamente, com o carro em movimento e scanner conectado. A escolha do método depende do tipo de reparo realizado. Em certos casos, ambos os métodos são recomendados.

Caso a oficina não possua a estrutura adequada para executar esse serviço, o reparador deve orientar o cliente e indicar um centro especializado. A não realização da calibração compromete a segurança e a eficiência dos sistemas de assistência ao condutor.

 

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