O Polo Automotivo Stellantis de Betim alcançou, neste mês de julho de 2025, a marca histórica de 18 milhões de veículos produzidos. O marco foi simbolizado pela fabricação do Fiat Fastback Hybrid, modelo que representa os avanços tecnológicos e o foco em mobilidade alternativa da empresa. A conquista coincide com a contagem regressiva para os 50 anos da planta e da presença da marca Fiat no Brasil, comemorados em julho de 2026.
Localizado em Minas Gerais, o complexo industrial reúne 17 mil funcionários e mais de 300 fornecedores diretos. Desde sua inauguração, em 9 de julho de 1976, o polo tem papel relevante na indústria automotiva nacional, com destaque para a produção de modelos como Fiat Pulse, Fastback, Strada, Argo, Mobi, Fiorino e Partner Rapid.
🚚🚛 Leia a Revista Frete Urbano
📺 Acesse os vídeos no You Tube
👉 Acompanhe no Insta: @revistafreteurbano
A cerimônia que marcou a produção do veículo 18 milhões contou com a presença do CEO global da Stellantis, Antonio Filosa, e de Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis América do Sul. Também estiveram presentes membros do SLT (Stellantis Leadership Team) e executivos da marca. Durante o evento, foi acionado o botão simbólico que deu início à contagem regressiva para as celebrações de 2026.
Além da produção veicular, o polo também se destaca pela fabricação de motores. Em junho de 2025, a unidade alcançou a marca de 2,3 milhões de motores Firefly e 1,8 milhão de unidades da família GSE Turbo. A planta tem capacidade produtiva de até 650 mil veículos por ano e abriga o maior centro de powertrain da América Latina.
Com estrutura tecnológica para o desenvolvimento completo de veículos, o Polo de Betim abriga mais de 3 mil engenheiros e técnicos no Tech Center Stellantis. O complexo inclui centros dedicados à segurança, desenvolvimento virtual e eletrificação.