A Renault apresentou oficialmente o Boreal, novo SUV global da marca, que será produzido na fábrica de São José dos Pinhais (PR) para abastecer 17 países da América Latina. O modelo também será fabricado na planta de Bursa, na Turquia, para outros 54 mercados. Com 4,56 m de comprimento e entre-eixos de 2,70 m, o Boreal chega para ocupar posição estratégica no segmento C, fortalecendo a ofensiva internacional da Renault com foco em valor agregado e alta tecnologia embarcada.
Desenvolvido sobre a nova plataforma modular internacional da Renault — estreada pelo Kardian — o Boreal foi projetado para atender aos diversos perfis de clientes fora da Europa, com flexibilidade para diferentes motorizações, níveis de acabamento e regulamentações técnicas. Essa arquitetura eletrônica e estrutural é um dos principais diferenciais do modelo, permitindo também a integração de até 24 sistemas de assistência à condução (ADAS), como alerta de colisão com frenagem autônoma, assistente de permanência em faixa, detector de fadiga, alerta de tráfego cruzado traseiro e monitoramento de ponto cego com intervenção ativa.
🚚🚛 Leia a Revista Frete Urbano
📺 Acesse os vídeos no You Tube
👉 Acompanhe no Insta: @revistafreteurbano
No Brasil e em outros países da região, o Boreal será lançado com o motor 1.3 TCe turbo flex de injeção direta, com até 163 cv de potência e 270 Nm de torque, associado ao câmbio automático EDC de seis marchas com dupla embreagem úmida — tecnologia que garante trocas suaves, boa resposta e durabilidade elevada mesmo em condições severas. Essa transmissão, desenvolvida em parceria com a Daimler, estreia no segmento C-SUV da Renault na América Latina, onde a combinação entre desempenho e economia é decisiva para o consumidor.
A plataforma também oferece robustez estrutural e permite excelente desempenho dinâmico. A suspensão foi ajustada para lidar com diferentes tipos de piso, e a distância livre do solo de 213 mm e os ângulos de ataque e saída de 22° e 27°, respectivamente, garantem versatilidade no uso urbano e em vias de menor qualidade. O porta-malas tem capacidade para até 522 litros (1.279 litros com os bancos traseiros rebatidos), e o sistema Easy Break permite o rebatimento rápido e prático do banco traseiro.
No interior, destaque para o cockpit com telas digitais de 10” para o painel de instrumentos e central multimídia. A interface é baseada no sistema Google Automotive Services, com Google Maps nativo, Google Assistente e acesso ao Google Play para baixar aplicativos diversos, inclusive plataformas de streaming como Prime Video, HBO Max e Radioplayer. O sistema de som premium Harman Kardon, ajustado pelo músico Jean-Michel Jarre, conta com 10 alto-falantes e modos acústicos exclusivos.
O modelo também oferece modos de condução Eco, Comfort, Sport, Perso e o inédito modo Smart, que ajusta os parâmetros dinamicamente conforme o estilo de direção. O sistema Multi-Sense atua em conjunto com a iluminação interna personalizável em 48 cores.
Com previsão de chegada ao Brasil no fim de 2025, o Boreal inaugura uma nova etapa da estratégia internacional da Renault, com foco em rentabilidade por unidade, inovação tecnológica e adaptação local. A marca pretende lançar oito modelos globais até 2027, todos baseados nessa nova plataforma, e dobrar o faturamento por veículo vendido fora da Europa em relação a 2019. O Boreal será peça-chave nessa transformação.
DIMENSÕES DO NOVO RENAULT BOREAL | (mm) |
Comprimento total | 4.556 |
Entre eixos | 2.702 |
Largura total sem / com retrovisores | 1.841 / 2.082 |
Altura com barras de teto | 1.650 |
Altura com o porta-malas aberto (sem carga) | 2.085 |
Altura da base do porta-malas (vazio) | 781 |
Ângulo de entrada / saída | 22° / 27º |
Distância em relação ao solo (veículo vazio) | 213 |
Capacidade total do porta-malas | 522 l (VDA) 586 litros |
Capacidade máxima do porta-malas com os bancos traseiros rebatidos (V214) | 1.279 l (VDA) 1.770 litros |