Coluna Mecânica Online: A importância da calibração em sistemas ADAS: por que a manutenção mecânica afeta a eletrônica do seu carro
Os Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista (ADAS) são aliados da segurança, mas sua eficiência depende da integração perfeita com a mecânica do veículo. Entenda por que um simples alinhamento ou troca de peças na suspensão exige uma recalibração dos sensores para funcionar corretamente.
Os Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista (ADAS) funcionam como um segundo par de olhos e um cérebro extra para o seu carro, ajudando a prevenir acidentes. Eles usam uma rede de sensores e softwares para monitorar o ambiente e, quando necessário, intervir na direção. No entanto, o que muitos motoristas não sabem é que esses sistemas dependem da calibração perfeita de seus componentes. Uma simples manutenção mecânica, como a troca de amortecedores ou um alinhamento, pode desajustar a “visão” do carro, comprometendo a segurança e o correto funcionamento das tecnologias.
As soluções de assistência, que parecem invisíveis ao condutor, são, na verdade, cruciais para a segurança. Compostas por radares, câmeras e sensores, as tecnologias ADAS são modulares e podem atuar de forma independente ou integrada. Há alguns anos, esses sistemas eram exclusivos de modelos premium, representando menos de 1% dos veículos vendidos no Brasil. Hoje, a presença das tecnologias ADAS já alcança cerca de 22% do mercado e se estende por diversos segmentos, tornando a segurança mais acessível.
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Entre as funções mais conhecidas e benéficas, destacam-se:
- LDW (Lane Departure Warning) e LKA (Lane Keeping Assist): Ajudam a evitar acidentes causados por desvios involuntários de faixa. O LDW alerta o motorista com sinais visuais, sonoros ou táteis (vibração no volante) quando o veículo começa a sair da pista. O LKA vai um passo além, intervindo automaticamente no volante para manter o carro na faixa.
- AEB (Automatic Emergency Braking): Essencial para prevenir colisões traseiras, o sistema AEB pode evitar até 72% desses acidentes. Quando um radar ou câmera detecta um obstáculo à frente, o sistema alerta o motorista. Se não houver resposta, ele aplica uma frenagem parcial. Caso o perigo de colisão seja iminente e o motorista não reaja, o sistema executa uma frenagem de emergência total para evitar ou mitigar o impacto.
- ACC (Adaptive Cruise Control): O ACC ajusta a velocidade do veículo para manter uma distância segura e pré-definida do carro à frente, adaptando-se ao fluxo do trânsito. O sistema funciona com alta eficiência em diferentes condições, inclusive à noite ou em neblina, proporcionando mais conforto e segurança ao motorista e aos passageiros.
O elo vital entre mecânica, eletrônica e a calibração
O problema de uma calibração inadequada pode ser comparado a dirigir com óculos de grau errado: a visão está comprometida e o foco fica distorcido.
Os sistemas ADAS são uma cadeia complexa composta por sensores (câmeras, radares, lidar), processadores, unidades de controle e atuadores. Os sensores captam as informações do ambiente, o processador as interpreta e a unidade de controle decide a ação. Se um componente mecânico altera a posição de um sensor, toda essa cadeia é comprometida, podendo gerar alertas falsos ou, pior, falhar em um momento crítico.
A suspensão é um ponto crítico. A troca de amortecedores ou molas altera a altura e o ângulo da carroceria, modificando a perspectiva dos sensores.
Uma câmera frontal, por exemplo, foi projetada para ler faixas de rolamento e placas de trânsito a uma altura específica. Qualquer desvio nessa referência pode comprometer a leitura, afetando o Alerta de Permanência em Faixa (LDW) e o reconhecimento de placas de velocidade.
Com a crescente complexidade dos veículos modernos, a manutenção deixou de ser um processo puramente mecânico. A integração entre mecânica e eletrônica exige que os profissionais da área tenham conhecimento técnico e ferramentas específicas para lidar com softwares e hardwares complexos. A simples substituição de uma peça não é suficiente; é preciso assegurar que o novo componente não interfira na comunicação e na calibração de todos os sistemas de segurança.
A legislação brasileira tem acompanhado a evolução tecnológica para tornar os veículos mais seguros. Em 2014, o airbag frontal e o ABS passaram a ser obrigatórios. Em 2019, foi a vez do ABS para motocicletas acima de 300cc.
Desde o início de 2024, o Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP) tornou-se item de série. Atualmente, está em discussão a obrigatoriedade dos sistemas AEB e LDW para veículos produzidos no Brasil, bem como a adoção do ABS para motocicletas de baixa cilindrada, o que representará um avanço significativo para a segurança nas estradas.
A segurança na estrada é uma responsabilidade compartilhada entre o motorista, a tecnologia e a manutenção. Ao levar seu carro à oficina, é fundamental que você pergunte sobre a calibração dos sistemas ADAS após a realização de qualquer serviço que possa afetar a suspensão, o alinhamento ou a direção. Cuidar desses detalhes é a garantia de que a tecnologia a bordo do seu carro funcionará da forma correta, oferecendo a precisão necessária para uma condução segura.
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ADAS (Advanced Driver-Assistance Systems) – Sigla para Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista, um conjunto de tecnologias que ajudam o condutor a evitar acidentes ou a mitigar seus efeitos.
ABS (Sistema Antibloqueio de Frenagem) – Sistema de segurança que impede que as rodas travem durante uma frenagem brusca, permitindo que o motorista mantenha o controle direcional do veículo.
ESP (Programa Eletrônico de Estabilidade) – Tecnologia que ajuda a manter o carro sob controle em situações de perda de aderência, atuando nos freios e na aceleração para evitar que o veículo derrape ou saia de sua trajetória.
Calibração – Processo de ajuste de sensores e câmeras para que suas leituras e posicionamento estejam perfeitamente alinhados com as referências do veículo, garantindo o funcionamento preciso dos sistemas eletrônicos.
