O Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC), sistema de assistência ao condutor lançado pela Bosch em 2000, completa 25 anos em 2025. Atualmente, aproximadamente 30% dos veículos novos vendidos no Brasil já saem de fábrica equipados com a tecnologia, que ajusta automaticamente velocidade e distância do veículo à frente por meio de sensores de radar e câmeras.
O ACC é um sistema que monitora continuamente o tráfego à frente do veículo. Diferente do piloto automático tradicional, ele mantém a velocidade programada e ajusta aceleração e frenagem para preservar a distância segura em relação ao carro à frente. O recurso contribui para reduzir riscos de colisões por distração ou aproximação excessiva e traz mais regularidade no fluxo de tráfego.
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A tecnologia pioneira da Bosch nasceu de testes e desafios de engenharia que permitiram o desenvolvimento do primeiro sistema baseado em radar para veículos de produção em série. O ACC pavimentou o caminho para outras soluções de assistência à condução, incluindo sistemas que fazem parte da direção automatizada.
De acordo com Hilton Spiler, diretor de engenharia da divisão de freios da Bosch, a trajetória do ACC reflete o compromisso da empresa em desenvolver tecnologias para melhorar a segurança no trânsito. Ele observa que a presença crescente do sistema em veículos no Brasil reforça a importância de recursos que auxiliam o condutor e colaboram para um ambiente de tráfego mais seguro.
Durante a Semana Nacional do Trânsito, realizada de 18 a 25 de setembro, a empresa reforça a necessidade de ampliar o uso de tecnologias de assistência ao condutor no país. O evento é um marco para iniciativas voltadas à mobilidade segura, destacando ações para reduzir acidentes e aprimorar a conectividade veicular.
A manutenção correta do ACC é essencial para o funcionamento adequado do sistema. A recalibração é prevista nas especificações técnicas das montadoras e deve ser feita em situações como troca de rodas e aros, rebaixamento do veículo, reparos estruturais e após acidentes. A falta de ajustes pode comprometer a precisão dos sensores de radar e câmeras responsáveis pela operação do sistema.
Para atender essa demanda, a Bosch oferece uma solução completa de calibração com o DAS 3000, equipamento projetado para manutenção rápida e precisa de câmeras e radares frontais. O dispositivo utiliza um método de ajuste por computador que dispensa o uso de alinhador e fornece as referências necessárias para que o scanner de diagnóstico realize o ajuste correto dos sensores.
Oficinas da rede Bosch Service já disponibilizam o serviço de calibração do ACC, ampliando o acesso dos motoristas a reparos especializados. Além disso, o Centro de Treinamento Automotivo (CTA) da Bosch oferece cursos sobre o ecossistema dos sistemas ADAS, capacitando profissionais do setor a lidar com tecnologias de assistência avançada. A próxima turma sobre diagnóstico e calibração ADAS está prevista para novembro.
A evolução do Controle de Cruzeiro Adaptativo ao longo de 25 anos mostra que sistemas de assistência ao condutor se tornaram parte importante da realidade do transporte no Brasil. A presença crescente do ACC em veículos novos, associada à oferta de manutenção e treinamento especializados, reforça a tendência de expansão dessas tecnologias no país.