Notícias

Caminhão elétrico Mercedes-Benz eActros percorre 476 km sem recarga

Caminhão elétrico Mercedes-Benz eActros percorre 476 km sem recarga

A Mercedes-Benz do Brasil realizou um novo teste de longa distância com o caminhão elétrico eActros 400 à bateria, primeira geração. O modelo percorreu 476 km entre São Bernardo do Campo (SP) e São José dos Pinhais (PR) sem necessidade de recarga intermediária. O ponto final do trajeto foi o Posto Pelanda 27, na Região Metropolitana de Curitiba, após passagem pela Rodovia Régis Bittencourt.

O veículo saiu da planta da Empresa em São Bernardo do Campo com Peso Bruto Total (PBT) de 19.200 kg e carga líquida de 6.200 kg. A velocidade média registrada foi de 60 km/h, com eficiência energética de 0,85 kWh/km. Ao chegar ao destino, o eActros 400 ainda tinha 9% de carga nas baterias.

Este resultado supera o teste anterior, realizado em maio, quando o caminhão elétrico percorreu 442 km entre São Bernardo do Campo e São João do Meriti (RJ), também sem recarga intermediária. Na ocasião, o veículo atingiu eficiência de 0,70 kWh/km, velocidade média de 63 km/h e chegou ao destino com 30% de bateria restante.

O eActros 400 e seu modelo equivalente, o eActros 300, são indicados para operações interurbanas de transporte de cargas médias e pesadas. Eles podem receber carroçarias como baú carga seca, baú refrigerado, porta-pallets, entre outras aplicações, para o transporte de móveis, eletrodomésticos, bebidas, alimentos e logística entre centros de distribuição, armazéns e fábricas.

Caminhão elétrico Mercedes-Benz eActros percorre 476 km sem recarga

No Brasil, a Mercedes-Benz conduz testes em operações reais de clientes com o eActros e também com o caminhão leve conhecido como FUSO eCanter, utilizado na Ásia e Europa. O eActros é produzido na Alemanha, enquanto o eCanter é fabricado no Japão e em Portugal. Os clientes participantes dos testes incluem empresas como Braspress Transportes Urgentes, Suzano, AGL, Marimex e Ypê.

🚚🚛 Leia a Revista Frete Urbano

📺 Acesse os vídeos no You Tube

👉 Acompanhe no Insta: @revistafreteurbano

Para as operações brasileiras estão sendo oferecidos três modelos: versões plataforma 6×2 com 336 kWh e 448 kWh de bateria e o cavalo mecânico 4×2 com 336 kWh. Os rígidos têm PBT de 19 ou 27 toneladas e a versão cavalo mecânico alcança 40 toneladas de CMT. No modelo eActros 300 há três conjuntos de baterias; no eActros 400, quatro. Cada pack possui 112 kWh, permitindo alcançar de 220 a 400 km de autonomia dependendo da aplicação. O carregamento rápido das baterias ocorre em até 1h15.

O trem de força do eActros é composto por eixo eletrificado com dois motores elétricos integrados e transmissão de duas marchas. Os motores geram potência contínua de 330 kW e máxima de 400 kW. A energia elétrica pode ser reaproveitada durante a frenagem por meio do sistema regenerativo.

Entre os recursos de segurança, o eActros vem equipado com sistema MirrorCam, assistente ativo de frenagem ABA5, assistente de ponto cego SGA, Attention Assist, controle eletrônico de estabilidade ESP, sensor de faixa LDWS, freio eletrônico de estacionamento e controle inteligente de faróis.

O interior da cabine inclui painel LCD colorido com visão em tempo real da carga de bateria, indicador do nível de frenagem regenerativa e alertas integrados. Há ainda display central multimídia sensível ao toque, volante multifuncional, botão start/stop e monitores da MirrorCam.

A Mercedes-Benz do Brasil já tem experiência com eletrificação no transporte coletivo, como no ônibus urbano elétrico eO500U. A empresa utiliza essa expertise agora no segmento de caminhões, com apoio do time global de e-mobility da Daimler Truck.

ÚLTIMOS POSTS