Furgão ideal para rotas urbanas de distribuição de insumos, a Fiat Fiorino comemora 45 anos de produção. O modelo icônico foi lançado em 1980, baseado no consagrado Fiat 147 e se consolidou rapidamente como um verdadeiro símbolo de versatilidade e robustez, uma ferramenta de trabalho para diversos profissionais.
Desde sua estreia, o Fiorino é reconhecido por atender às demandas de transportadores autônomos e frotistas que buscam baixo custo operacional, capacidade de carga e facilidade de manutenção.
Antes da chegada do Fiorino, a Fiat já havia explorado o segmento de veículos utilitários com o 147 Furgão, de 1977, e o 147 Pickup, de 1978. A boa aceitação do mercado incentivou a montadora a desenvolver um modelo dedicado ao transporte urbano leve, aproveitando a base de um automóvel compacto para oferecer mais agilidade no tráfego das cidades.
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O primeiro Fiorino 147 tinha o compartimento de carga totalmente fechado e estrutura alongada, com 3,78 metros de comprimento, para aumentar o espaço útil. O veículo contava com duas opções de motorização, ambas de quatro cilindros: uma movida a gasolina, com 61 cv e 9,9 kgfm de torque, e outra a etanol, com 62 cv e 11,5 kgfm. A combinação de desempenho e economia garantiu ao modelo um papel relevante nas operações de entrega urbana durante a década de 1980.
Ao longo dos primeiros anos de produção, o Fiorino se diversificou com novas versões. Em 1982, ganhou a frente Europa e três configurações adicionais: a Settegiorni, voltada ao transporte de passageiros com bancos rebatíveis; a Vetrato, sem bancos traseiros e com vidros laterais no compartimento de carga; e a Combinato, com bancos laterais traseiros para ampliar a capacidade de transporte de pessoas. Todas as versões traziam um bagageiro sobre a cabine, ampliando o volume útil e melhorando o escoamento aerodinâmico.
Em 1988, o Fiorino 147 saiu de linha, abrindo espaço para o Fiorino Furgão, derivado do Fiat Uno. O novo modelo apresentou design atualizado, desempenho superior e maior capacidade de carga, chegando a 2.700 litros e 540 kg. Durante as décadas seguintes, passou por melhorias constantes, mantendo as características que o tornaram um dos principais utilitários leves do país.
A terceira geração, lançada em 2014, utilizou a plataforma do Novo Uno e trouxe avanços significativos em espaço e desempenho. O veículo ganhou capacidade de carga de até 650 kg e motor 1.4 EVO flex, adaptado às necessidades de operação urbana e ao perfil do profissional autônomo.
Na linha 2025, o Fiorino recebeu novo motor 1.3 flex de até 107 cv e 134 Nm de torque, substituindo o propulsor anterior. A atualização trouxe aumento de 21 cv na potência e 11,67% no torque, além de uma melhoria de mais de 14% na eficiência de consumo. O modelo também passou a contar com direção elétrica, sensor de temperatura externa e monitoramento de pressão dos pneus (iTPMS), reforçando a proposta de praticidade e segurança no dia a dia de uso profissional.
Com mais de quatro décadas de história, o Fiorino mantém liderança em seu segmento de veículos comerciais leves. Entre janeiro e agosto de 2025, foram emplacadas mais de 13.400 unidades, o que representa 25,8% de participação no mercado. O modelo ocupa a primeira posição na categoria desde 2003, somando 22 anos consecutivos de liderança.
O Fiorino também acumula prêmios de revenda e valorização no mercado. Nos últimos cinco anos, recebeu mais de 15 reconhecimentos, entre eles “Melhor Revenda”, da revista Quatro Rodas, “Maior Valor de Revenda”, da Autoinforme, e “Campeão de Revenda”, concedido pela Frota&Cia em 30 edições.
A trajetória do Fiat Fiorino reflete a evolução do transporte urbano de carga leve no Brasil. Sua combinação de funcionalidade, baixo custo e confiabilidade segue fazendo do modelo uma das principais opções para entregas urbanas e serviços profissionais, mantendo-se como um dos utilitários mais longevos e relevantes do mercado nacional.