VUC Motorshome: VW Kombi transformada mostra versatilidade para transportadores que gostam de viajar
Em meio ao movimento intenso da Vila Mariana, zona sul de São Paulo, um veículo chama atenção: uma VW Kombi 2013 transformada em motorhome. O projeto é do mecânico Cássio, que atua na região e decidiu unir conhecimento técnico e paixão por viagens para criar um projeto único.
“Essa Kombi é de 2013, quando a Volkswagen abandonou o projeto. Ela foi documentada em 2014, então é um modelo de transição. Não é a Last Edition, é a unidade anterior à última produzida”, explica Cássio. O veículo é equipado com motor 1.4 flex refrigerado a água – uma evolução importante para quem está acostumado com os antigos motores a ar.
A proposta do mecânico não se limita a um veículo para lazer. Para ele, a experiência serve de exemplo aos transportadores urbanos que desejam adaptar seus utilitários às necessidades do dia a dia. “A gente fez uma movelaria em estilo náutico, com MDF Ultra contra umidade e madeira ornamental de teca. Tem isolamento térmico para manter o ambiente agradável tanto no frio quanto no calor”, conta.
O interior do veículo reflete a atenção ao detalhe. Há GPS, câmera de ré, kit multimídia e diversos porta-objetos para organizar o espaço. “Esse câmbio, por exemplo, não é original. É uma alavanca runner para facilitar os engates. Funciona como um joystick e assim não se erra as marchas”, explica o mecânico.
A estrutura interna inclui itens pensados para viagens de longa duração: geladeira 12 volts, televisão, pia, micro-ondas, fogão a gás, forno e armários aéreos. “Tudo é modular. Quando você está viajando, transforma o ambiente conforme a necessidade. A pia, por exemplo, tem bomba d’água e duas caixas instaladas na parte inferior do carro para dar estabilidade”, detalha Cássio.
Segundo ele, a distribuição do peso foi planejada para manter a segurança. “A gente coloca o peso máximo da caixa d’água embaixo do carro para dar estabilidade”, afirma. O veículo também recebeu reforços mecânicos para suportar as viagens. “Colocamos molas tipo kit molão para ficar firme na estrada. Também deixamos espaço para suporte de bicicletas”, diz.
O motorhome comporta três pessoas – Cássio, a esposa e a filha de 12 anos – e oferece condições para home office durante as viagens. “Aqui você pode usar internet e trabalhar. Já fizemos isso uma vez”, comenta. O espaço se transforma conforme o uso: cama, mesa, cozinha e até chuveiro com box fechado por lona e velcro. “Espaço de Kombi é assim, um centímetro vale um metro”.
O projeto levou um ano e meio para ser concluído, feito aos poucos, fora do expediente. No teto, Cássio instalou um deck com madeira ipê, um bagageiro de 580 litros e placas solares. “As placas alimentam duas baterias estacionárias. Você pode ficar uma semana, quase 10 dias sem energia elétrica”, explica.
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Para os transportadores urbanos de carga, a experiência de Cássio evidencia a flexibilidade do VUC – veículo urbano de carga – que pode ser adaptado tanto para o trabalho quanto para momentos de lazer. “Um VUC serve para carregar e serve para passear”, resume.
Batizada de “Bibi” em homenagem à filha, a Kombi adaptada tornou-se vitrine de criatividade e planejamento. O projeto mostra que, com técnica e cuidado, um utilitário pode ir além do transporte urbano e se transformar em um espaço multifuncional.