A Amazon, a DHL Supply Chain e a Scania iniciaram um teste operacional com um caminhão extrapesado 100% elétrico para rotas de longa distância no Brasil. O projeto, apoiado pela iniciativa Laneshift, começou a rodar em outubro e envolve o uso do modelo Scania 30G 4×2 no trajeto entre Cajamar e Taubaté, em São Paulo. A rota integra o principal corredor logístico da Amazon no país e faz parte da Aliança Laneshift e-Dutra, apresentada durante a COP30.
O veículo é recarregado no centro de triagem da Amazon, o Sort Center CGH7, e segue para a base do parceiro transportador To Do Green. O período de testes será de seis meses, com monitoramento contínuo por telemetria para análise de autonomia, consumo energético e desempenho operacional. A Amazon informa que o experimento busca avaliar a viabilidade da eletrificação em transporte de cargas pesadas fora dos centros urbanos.
De acordo com Saori Yano, responsável por Sustentabilidade para Operações da Amazon no Brasil, o monitoramento permitirá mensurar métricas de eficiência e operação real. A iniciativa pretende demonstrar que rotas longas podem ser atendidas por veículos elétricos, ampliando o uso de tecnologias de emissão zero no transporte de cargas.
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A DHL Supply Chain é responsável pela gestão das cargas transportadas no teste. João Meneghetti, diretor de Sustentabilidade para a América Latina, afirma que rotas extensas representam desafios relevantes para operações elétricas e que o piloto permitirá entender limites e possibilidades para expansão futura. Os resultados ajudarão a indicar ajustes de infraestrutura e identificar pontos estratégicos para recarga.
O caminhão utilizado é o primeiro cavalo mecânico 100% elétrico da Scania no Brasil. O modelo conta com 300 kW de potência, autonomia estimada de 250 quilômetros e capacidade técnica de 66 toneladas de Peso Bruto Total Combinado. A Scania indica que a eletrificação faz parte do processo de transição energética no transporte rodoviário, em conjunto com soluções de combustíveis de menor impacto como gás natural, biometano e biodiesel.
Segundo Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil, o projeto reúne objetivos ambientais, operacionais e econômicos. O executivo destaca que parcerias com empresas de grande escala auxiliam na geração de conhecimento técnico e operacional sobre transporte elétrico de longa distância.
O teste integra o desenvolvimento do corredor E-Dutra, que busca estruturar o primeiro corredor elétrico para transporte de cargas no país. A iniciativa é conduzida por Volkswagen, Smart Freight Centre, Calstart e C40 Cities e prevê a instalação de hubs de recarga ao longo da Rodovia Presidente Dutra, que conecta São Paulo ao Rio de Janeiro. O corredor está em fase de testes e já tem planos para pontos de recarga rápida em locais estratégicos, como paradas Graal e PIT em São José dos Campos, com carregadores de 120 kW.
Em setembro, ocorreu uma viagem-piloto entre Resende e Sorocaba com o caminhão Volkswagen e-Delivery de 11 toneladas, percorrendo cerca de 800 quilômetros. A operação permitiu coletar dados sobre autonomia, tempo de recarga e comportamento da infraestrutura instalada. Esses testes compõem a base de informações que devem orientar futuras decisões sobre expansão da tecnologia.
O projeto da Amazon, DHL e Scania complementa esse movimento ao adicionar um veículo extrapesado ao corredor. A operação da Aliança Laneshift e-Dutra tem como foco criar condições para ampliação de transporte de carga com emissão zero em rotas de alta relevância logística. Os resultados serão avaliados pelas empresas e pelas instituições envolvidas na COP30.
