Disponível a partir de fevereiro, o Fiat Ducato 2018 chega ao mercado maior e mais tecnológico. Segundo a Fiat, o modelo oferece mais conforto, economia, espaço, qualidade e tecnologia, além de satisfazer à demanda de múltiplos perfis de transportadores, comportando volumes maiores com menor custo de manutenção e operação.
No total, serão 13 versões, sendo três furgões de carga (mais duas ambulâncias), chamadas de Cargo, quatro opções de passageiros (mais uma com acesso para cadeirante), batizadas de Minibus, duas Multi, ideal para transformações, por exemplo, e a nova versão Chassi, que introduzirá o Ducato no forte segmento de transportes de cargas e implementações diversas.
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De acordo com a marca, a novidade foi possível devido a uma inovação de projeto, que incorpora chassi mais largo e para-choque traseiro integrado. Entre os tamanhos de carrocerias, há a opção Extra Longo, com 6,35 m de comprimento, disponível nas configurações Minibus e Multi.
Veja vídeo com avalição da Fiat Ducato
O conjunto mecânico do Novo Ducato recebeu importantes novidades. O câmbio ganhou a sexta marcha para aproveitar as características do propulsor 2.3 turbodiesel. Chamado oficialmente de F1A e produzido pela FPT Industrial em Sete Lagoas (MG), ele ganhou 3 cv de potência e 0,5 kgfm de torque, desenvolvendo agora 130 cv a 3.600 rpm e 32,7 kgfm a 1.800 giros.
A Fiat afirma que, com a nova transmissão, o regime de motor é melhor ajustado para ruas e estradas, o veículo se torna mais fácil e agradável de dirigir, consome menos e, consequentemente, tem emissões mais baixas. Isso se comprova na prática, com a redução de até 10% no consumo de diesel em relação ao modelo anterior. Fato que, somado ao aumento de 10 litros no tanque de combustível (totalizando 90 litros), fez a autonomia do Fiat Ducato 2018 subir de modo signficativo.
O F1A é equipado com o sistema EGR, que recircula os gases de escape, sendo a melhor solução disponível para manter as emissões dentro dos limites estabelecidos pelas normas Proconve L6/Euro 5. Dessa forma, não existe a necessidade de utilização do Arla 32, o que – associada ao baixo consumo de combustível –, torna o custo do motor um dos menores da categoria.
A suspensão dianteira do Fiat Ducato 2018 conta com rodas independentes e travessa completamente nova presa à carroceria. A traseira recebeu molas fixadas à carroceria e tem eixo rígido e molas longitudinais calibradas de acordo com cada versão e seu tipo de uso característico.
Segundo a marca, o estudo para adequar a suspensão do veículo às condições de piso brasileiras também proporcionou redução de 30% no desgaste dos pneus, impactando positivamente no custo de manutenção do veículo. Além disso, os controles eletrônicos de tração e de estabilidade (ESC) elevam ainda mais a economia nesse sentido, priorizando a segurança ativa.
O Novo Ducato vem ainda com freios a disco nas quatro rodas com ABS e air bags para motorista e passageiros no banco biposto. Há também o Hill Holder, assistente para partida em rampas que impede o carro de se deslocar nas saídas em trechos íngremes, evitando colisões, e atua em manobras de estacionamento em subidas ou descidas.
O design também foi renovado: a parte frontal conta com para-brisa amplo, capô menor, para-choque dianteiro grande e faróis em uma posição mais alta. A Fiat afirma que o Ducato 2018 se tornou também mais prático: o acesso lateral está mais fácil com as soluções adotadas para as portas corrediças. As novas guias de deslizamento na parte superior facilitam o movimento e permitem que a porta corra mais suavemente. As portas traseiras têm frisos na parte inferior para proteção contra choques, permitem abertura de 270° (de série em todas as versões) graças às novas dobradiças e são mais altas, facilitando o embarque de volumes grandes. O piso também está mais baixo (47,4 cm do solo), o que ajuda na acessibilidade ao vão e torna as operações de carga e descarga mais fáceis e seguras.
https://revistafreteurbano.com.br/video/avaliacao-novo-fiat-ducato-2018-mais-espaco-e-economia/
O modelo conta com mais espaço para o motorista, passageiros e carga. O Novo Ducato é 16 cm mais longo nas versões com entre-eixos curto, 26 cm maior nas de entre-eixos médio e tem 34,5 cm a mais nos de medida longa. O novo modelo também cresceu na altura: com o teto baixo ganha até 10 cm e com teto alto, 5 cm. O Fiat Ducato 2018 ainda é 6 cm mais largo do que antes. Também apresenta 7 cm extras na largura traseira e 9 cm na dianteira, proporcionando aumento de 15% da área de carga, além de peso máximo autorizado 250 kg maior nas versões envidraçadas, Multi e Minibus – chegando a 3.750 kg.
Segundo a Fiat, a nova geração do Ducato também traz mais economia na manutenção. As estruturas da carroceria, das longarinas e as laterais são modulares e permitem uso amplo dos componentes nas diferentes versões, reduzindo custos de reposição das peças e facilitando a substituição.
Com uma plataforma nova, mais segura, robusta e racional, a rigidez torcional e flexional da carroceria aumentou, mantendo na parte frontal a deformidade programada para absorver a energia em caso de colisão e proteger o habitáculo, além de reduzir ao máximo as peças a serem substituídas em pequenas batidas, diminuindo assim os custos de reparação.