Legítimo VUC em tamanho e capacidade, traz como destaques a nova cara da marca, um interior moderno e confortável e a facilidade nas manobras na hora do trabalho
Carolina Vilanova / Divulgação
Queridinha das distribuições na cidade, a linha VW Delivery sempre andou na frente quando o assunto era vendas. O antigo modelo 8.160 foi líder no mercado brasileiro e sempre esteve seguido de perto por outro caminhão da gama, o 10.160.
Se esse cenário vai mudar, ainda não sabemos, pois, a nova família Volkswagen Delivery, apresentada no ano passado com novidades em modelos, que somam 11 opções para o transportador, entre 3,5 a 13 toneladas, ainda não chegou completamente na rede de concessionárias da marca.
Mas nós conseguimos dar uma voltinha em um dos VUCs que tem tudo para ajudar a andar na linha de frente entre competidores por mais tempo: o Delivery 6.160 na versão Trend, intermediária da gama, porém com todos os opcionais. Com possibilidade de atender à vários tipos de aplicações urbanos, rodamos na versão implementada com um frigorífico.
Totalmente reformulado, a engenharia levou em consideração um caminhão que oferecesse soluções sob medida, funcionalidade e um visual de qualidade. A primeira característica que se nota no Delivery 6.160 é o novo DNA, estampado nas linhas limpas e robustas do desenho externo, que lembram até mesmo os carros de passeio da marca, com uma nova linguagem refletida principalmente na grade dianteira e nas lanternas de LED.
Mas é dentro do caminhão é que as coisas ficam mais importantes para o transportador, afinal, tem conforto e funcionalidade, com os comandos fáceis de acessar. Isso se traduz em ergonomia para quem fica o dia inteiro na direção e para quem vai ao lado como ajudante.
Amplo espaço e uma posição para dirigir bastante confortável, isso pudemos identificar durante o test-drive, apesar de ter feito o papel do ajudante, já que esse modelo exige habilitação categoria C. Oferece regulagem de altura do banco e um transitar fácil dentro da cabine.
Segundo a VW, a posição dos pedais foi adequada para a rotina das entregas urbanas, sem exigir grande esforço de acionamento ao motorista, o que reduz os riscos de lesão por esforço repetitivo (LER).
O cockpit foi modelado para facilitar a vida do transportador, inclusive o banco central se transforma numa mesinha, para apoiar e prender objetos e pastas. Os espaços para porta-objetos também são generosos.


Para ajudar na direção, o painel de instrumentos permite organizar dispositivos como rádio, tacógrafo e equipamentos próprios de cada operação, como no nosso caso a temperatura do baú frigorífico. O motorista também pode acompanhar informações do veículo, da viagem e do motor.
De olho na função Econômetro, o transportador sabe se a direção está sendo econômica ou não, em termos de consumo de combustível. A facilidade de manobrar é um atributo no Delivery, já que tem menor diâmetro e maior ângulo de esterçamento.
O VW Delivery 6.160 vem equipado com motor Cummins ISF de 2,8l e solução SCR para o pós-tratamento de gases, ou seja, usa o Arla 32. Assim, gera potência de 160 cv e torque máximo de 430 Nm. Combinado à caixa de transmissão Eaton ESO-4206, de seis velocidades, que indica no painel o momento ideal para sua troca.
Para ajudar no para e anda das entregas na cidade, o VUC conta com freios a disco e sistemas de série ABS e EBD, que distribui eletronicamente a frenagem.
A cabine vem ainda com novo sistema de basculamento por meio de uma alavanca localizada em seu interior, que permite fácil acionamento, proporcionando mais segurança e conforto em manutenções.


O modelo originalmente tem duas opções de entre-eixos, de 3,40 e 4,0 m, sendo que ambos se enquadram nas medidas permitidas de veículos urbanos que são praticadas na cidade de São Paulo, de no máximo 7,20 m de comprimento total. A capacidade total de carga é de 6.300 kg.
Ficha técnica
Motor | Cummins ISF 2.8 |
Potência | 155 cv @ 3.200 rpm |
Torque | 430 Nm @ 1.500 a 2.400 rpm |
Tecnologia de Emissão | SCR |
Transmissão | Eaton / ESO 4206 (06 velocidades) |
Freios Serviço | Hidráulicos, freio a disco nas rodas dianteiras e traseiras com ABS + EBD |
Sistema Elétrico | 12 V |
Tanque Combustível | 150 litros |
Entre Eixos | 3.400 mm / 4.000 mm |
Capacidade Téc. Eixo Dianteiro | 2.500 kg |
Capacidade Téc. Eixo Traseiro | 3.800 kg |
Capacidade Técnica Total | 6.300 kg |
PBT Homologado | 5.800 kg |
PBTC | 7.400 kg |
Comprimento Total | 6.250 / 6.940 mm |