Em time que está ganhando não se mexe… bom, essa definitivamente não é uma expressão levada em consideração dentro das montadoras de veículos. Mexe sim, e na maioria das vezes o resultado é muito melhor.
Foi o que aconteceu recentemente com o Fiat Ducato, um dos veículos comerciais mais vendidos por muito tempo aqui no Brasil, tanto na configuração furgão quanto na de passageiros, e que depois de uma breve pausa, voltou totalmente renovado: por dentro e por fora. E valeu a pena.
Tudo bem que ainda não estamos com a versão mais nova da Ducato, que na Europa tem outra cara, mas nos contentamos com o que nos foi apresentado em fevereiro, um modelo com design mais moderno, equipamentos mais tecnológicos e a tal conectividade.
A gama que a Fiat oferece é grande, tem 13 versões, mas a que testamos foi o Fiat Ducato Cargo, na versão com chassi curto, com volume de 8 m³. Completando a gama dos furgões, o modelo Cargo Médio e o Multicargo. Dessa maneira, ganhou 16 cm de entre-eixo e 10 cm na altura. A capacidade de carga neste modelo é de 1.378 kg.
Versátil e com as dimensões ampliadas, o Fiat Ducato 2018 pode ser usado para diversas aplicações, inclusive ser transformado para diferentes negócios. As portas laterais são corrediças, facilitando o acesso de carga e descarga, e as portas traseiras bipartidas permitem abertura de 270°, com o piso mais baixo, ajudam na hora de carregar grandes volumes.
Em relação ao conjunto mecânico, foi tudo melhorado, proporcionando mais economia de combustível e menos emissões. O motor é o mesmo F1A da geração anterior, mas com aprimoramentos, que rendeu 3 cavalos a mais na potência, ou seja, agora chega a 130 cv a 3.600 rpm e 32,7 kgfm a 1.800 giros.
Para completar, uma transmissão muito bem ajustada de seis marchas, macia e com engates precisos, deixam mais tranquilo a dirigibilidade no trânsito. Segundo os dados oficias da Fiat, foi conseguida uma redução de até 10% no consumo de diesel em relação ao modelo anterior, num tanque que aumentou e agora tem 90 litros, o que ajuda bastante na autonomia.
Dentro da cabine, foi o conforto do motorista que ganhou com as mudanças e as novas medidas: mais espaço e ergonomia para quem passa muito tempo ali. Facilidade de acesso aos comandos e mais visibilidade, numa área para três pessoas com cintos de segurança de três pontos para todos. Como opcional, a câmera de ré. O bluetooth do rádio é de série.
A ótima dirigibilidade vem ainda de uma suspensão calibrada para as condições das ruas e estradas brasileiras, para comportar melhor as cargas e limitar o desgaste dos pneus, com estabilidade e conforto. Sistema de freios também tem suas vantagens, com discos nas quatro rodas.
Além disso, o Ducato conta com os controles eletrônicos de tração e de estabilidade (ESC), que priorizam a segurança ativa, freios a disco nas quatro rodas com ABS e o sistema Hill Holder, assistente para partida em rampas, o que ajuda em terrenos mais íngremes.
O modelo teve todas as dimensões ampliadas, deixando assim mais espaço para o motorista, passageiros e carga. São 16 cm mais longos nas versões com entre-eixos curto, 26 cm maior nas de entre-eixos médio e tem 34,5 cm a mais nos de medida longa. Também ficou mais alto, já que o teto baixo da nossa versão ganhou 10 cm.
Como um veículo que sempre teve seu espaço no mercado nacional, agora com a nova remodelação e os incrementos que ganhou, a tendência é crescer o seu eleitorado entre os transportadores. Valores começam em R$ 111.190,00 na versão chassi curto.
Ficha técnica
Motor: | FPT F1 A Multijet |
Combustível | Diesel |
Cilindrada | 2.287 cm³ |
Potência | 130 cv a 3.600 rpm |
Torque | 32,6 kgfm de 1.800 rpm |
Transmissão | Manual, 6 Marchas |
Tração | Dianteira com juntas homocinéticas |
Direção | Hidráulica |
Rodas e Pneus | 195/ 65R 16C |
Freios | Freios à disco nas quatro rodas, com dois discos ventilados e dois rígidos |
Suspensões | Dianteira independente, tipo McPherson, com braços oscilantes, conjunto de molas helicoidais, amortecedores e barra estabilizadora. Traseira com eixo rígido tubular, amortecedores hidráulicos e mol.a longitudinal. |
Tanque de combustível | 90 litros incluindo a reserva |
Dimensões e Pesos
Largura com retrovisores | 2.492 mm |
Comprimento | 4.963 mm |
Altura | mm |
Capacidade de carga | 1.378 kg |
Peso Bruto Total (PBT) | 4.250 Kg |