Fabricante de autopeças para o mercado de reposição, a Nakata melhora eficiência em logística para reduzir prazo de entrega e aumentar produtividade. Segundo a empresa, a Nakata tem feito um amplo trabalho na área de Supply Chain que vai além das portas dos seus dois centros de distribuição, localizados em Extrema (MG) e Santo André (SP), sendo este último inaugurado em 2017 com localização estratégica, próximo à fábrica de amortecedores de Diadema (SP).
A Nakata afirma que, além de fazer o trabalho para ganhar mais agilidade nas operações, com mudanças de processos importantes, como gestão interna da frota para garantir mais controle das entregas e melhoria de processos para aumentar a produtividade e capacidade de armazenagem, a empresa também foi visitar clientes de várias regiões do país para conhecer as suas necessidades de espaço físico, organização de estoque e outras questões que interferem diretamente na logística.
Desta forma, o gerente de logística da Nakata, Alexandro A. Barbosa, explica que foi possível estruturar a operação a partir da demanda do cliente de forma bem personalizada e que isso exigiu esforços de toda a equipe de colaboradores da área. “Começamos a pensar como clientes e isso trouxe ganhos efetivos, reduzindo o tempo de transporte, qualidade na entrega, acompanhamento das ocorrências, rastreabilidade e avaliação de performance”, destaca.
O gerente conta que, atualmente, os estoques dos distribuidores estão cada vez mais fracionados. Com isso, há maior número de entregas, além do aumento constante dos diferentes tipos de itens para atender a frota circulante, fatores que tornam a logística mais detalhista e complexa.
Hoje, a operação logística da fabricante atende a 453 pontos de entrega no Brasil e também exportação para 16 países.