Texto: Carolina Vilanova
Fotos: Divulgação
Um Mercedes-Benz é sempre um Mercedes-Benz, não importa se é um veículo comercial ou de passeio, afinal, a estrela sobre o capô brilha para todos os modelos, e reflete no mínimo, a exclusividade dessa tão desejada marca. E não adianta negar, é bem sofisticado estar no cockpit de um Mercedes, nem que seja para fazer a distribuição de sua carga.
Chegando em sua maioridade aqui no Brasil, a Sprinter, que completa 21 anos no nosso mercado, conquistou ao longo dessa trajetória a experiencia necessária para o transportador atual. Agrega um visual moderno, conforto e praticidade para quem trabalha e um nível de segurança muitas vezes encontrados apenas em veículos de passeio mais luxuosos.
Aliás, a Sprinter está na vanguarda quando o assunto é tecnologia relacionada com segurança, adotando itens como assistente de partida em rampa, o ESP Adaptativo 9i® e o Assistente de Ventos Laterais – Crosswind Assyst, além da tão desejada e necessária câmera de ré. Nesta reportagem mostramos o teste da Mercedes-Benz Sprinter 313 CDI, edição especial de 20 anos, na versão Furgão Street, que vem equipada com todos esses recursos e muito mais.
Falando de design, vemos logo de cara que a nova Sprinter esbanja beleza e um visual robusto ao mesmo tempo. O conjunto ótico é um destaque, que traz lanternas de formato atraente com a funcionalidade da luz de circulação diurna e os faróis de neblina com assistente direcional integrado. A estrela da Mercedes-Benz em destaque entre as lâminas da grade frontal, mantendo o DNA da marca.
A lanterna traseira também tem formato exclusivo e um renovado esquema de luzes, mais agradáveis à visão e mais funcional, garantindo mais segurança para quem vem atrás. Ainda sobre a aparência externa, uma nova tipologia e a inscrição 20 anos, que registra a série limitada comemorativa, ao lado das cores da bandeira do Brasil.
O conjunto de força do modelo é o reconhecido motor 2.2 l biturbo diesel dotado com a tecnologia Blue Efficiency, que tem o objetivo de tornar a mobilidade mais otimizada e mais sustentável possível. Combinado com câmbio manual de seis marchas, rende 129 cv de potência e 31,1 kgfm de torque, o que reverte em uma van com um ótimo desempenho, boas retomadas e economia de combustível.
Agora, o que a versão tem de melhor são mesmo os recursos de segurança, que somam uma verdadeira sopa de letrinhas. São nove funções que integram o sistema de controle de estabilidade ESP Adaptativo 9i®, na intenção de reduzir ao máximo o tempo de reação do sistema de freios para iniciar a desaceleração do veículo.
Começando pelos quatro discos ventilados e a seguinte série de recursos: o ABS (Sistema Antibloqueio de Freios); o ASR (Sistema de Controle de Tração); BAS (Servofreio de Emergência); EBD (Distribuição Eletrônica da Força de Frenagem); LAC (Controle de Carga Adaptativo); ROM (Controle de Rolagem); RMI (Interação de Movimento de Rolagem); EBP (Pré-carga Eletrônica de Freio) e BDW (Limpeza dos Discos de Freio).
Tudo isso para o sossego do transportador durante o seu trabalho, que tem a possibilidade de carregar o seu furgão com capacidade de 3,5 a 5 toneladas de PBT, dependendo do modelo. São três entre-eixos: curto (3,250 mm), longo (3,665 mm) e extralongo (4,325 mm) e as opções são com 7,5 m³, 9 m³, 10,5 m³, 14 m³ e 15,5 m³ de volume de carga.
Ficha técnica
Motor: | OM 651CDI – Bi-turbo BlueEFFICIENCY 2,2 | PROCONVE L6 |
Combustível | Diesel |
Cilindrada | 4 cilindros em linha |
Potência | 129 cv @ 3.800 rpm |
Torque | 31,1 kgfm @ 1.200 – 2.400 rpm |
Transmissão | Mecânica de 6 marchas – ZF – 6S 450 |
Tração | Traseira |
Direção | Hidráulica (LZS 54 – Servodireção de cremalheira sensível à velocidade) |
Rodas e Pneus | 225 / 75 R16C |
Freios | Freio hidráulico de duplo circuito com servo depressão, freio a disco em todas as rodas com discos frontais autoventilados Exclusivo programa eletrônico de estabilidade (ESP Adaptativo 9i®) |
Suspensões | Dianteira: Independente com molas transversais parabólicas, amortecedores hidráulicos de duplo efeito e barra estabilizadora. Traseira: Rígida com molas parabólicas, amortecedores hidráulicos de duplo efeito e barra estabilizadora |
Tanque de combustível | 75 l |
Dimensões e Pesos – Versão 3,5 t
Entre-eixos | 3.250 mm |
Largura com espelhos | 2.426 mm |
Comprimento | 5.245 mm |
Altura | 2.430 mm |
Carga útil | 1.360 kg |
Volume do compartimento de carga | 7,5 m³ |
PBT | 3.500 kg |
Peso vazio em ordem de marcha | 2.140 kg |