Strada Hard Working: feita pra trabalhar… e muito!

Uma história de sucesso em vendas, isso não podemos negar. A Fiat Strada completa 20 anos mantendo a capacidade de agradar os transportadores com uma picape compacta que cabe ao lazer, mas que trabalha duro quando lhe é exigido.

Foi lançada em 1998 já com esse objetivo: ser versátil, sendo derivada do Palio. Trouxe para o segmento ideias como as cabines estendida e dupla, além da terceira porta. E o mercado gosta da Strada, haja vista que até hoje já foram comercializadas 1,4 milhões de unidades do modelo.

Uma hora vai ter que mudar seu desenho para acompanhar a família Argo, aliás, já tivemos notícias sobre o assunto e uma foto do novo modelo, que ficou bem legal, mas sem previsão no mercado. Mesmo assim, o transportador gosta Strada, e é bastante normal vê-la por aí carregando todo o tipo de material.

Neste teste, vamos mostrar a versão cabine dupla Hard Working, que tem caçamba para transportar mais carga e espaço interno para mais dois colegas de trabalho. A primeira característica que chama atenção, aliás, é um habitáculo com acabamento mais escurecido, justamente para que usa a picape na lida.

Podemos dizer que a Hard Working é uma versão intermediária em termos de equipamentos. Tem, além de um bom computador de bordo e protetor de caçamba, itens como ar-condicionado, direção hidráulica, ajuste de volante, protetor de cárter, tudo para facilitar a vida de que trabalha.

Esse nosso modelo vem equipado com outros opcionais como sensores de estacionamento traseiro, rádio Connect com CD player, USB e Bluetooth. Mais elementos que ajudam no dia a dia.

O motor da versar Hard Working é o 1.4 EVO Flex, que entrega o que a picape precisa: 88 vc quando abastecida com etanol e torque de 12,5 kgfm com o mesmo combustível. Nada que impressione nem em relação a economia ou desempenho, mas bastante agradável ao dirigir. O câmbio é o tradicional cinco marchas da Fiat.

No trânsito, o tamanho da picape ajuda na agilidade e a direção hidráulica mantém as manobras mais fáceis. O sistema de freios usa discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, que funcionam muito bem.

A cabine dupla perde um pouco de caçamba, ficando com 680 litros de capacidade, com carga útil de 680kg. A suspensão por sua vez é um trunfo, já que é uma das únicas picapes a contar com eixo rígido na traseira com uma mola parabólica de lâmina única. A dianteira é independente do tipo McPherson.

Internamente, a picape é bem resolvida para o que se propõe, oferece ótima ergonomia para quem dirige e espaço suficiente para os ocupantes. Muita gente acha que é bobagem, mas a 3ª porta é facilitadora quando se carrega mais gente para o trabalho, oferecendo mais conforto e praticidade aos passageiros do banco de trás.

Vale lembrar que a Fiat oferece melhores condições de preço e pagamento para produtores rurais e microempresários para esse modelo, e ainda, juntamente com o financiamento do veículo, o proprietário pode adquirir o plano de revisão sob medida, escolhendo entre duas a dez revisões, conforme lhe convir.

Ficha técnica

Motor:1.4 Evo Flex
CombustívelGasolina/etanol
Cilindrada1.368 cm³
Potência88 cv (etanol) / 85 cv (gasolina) a 5.750 rpm
Torque12,5 Kgfm (etanol) / 12,4 Kgfm (gasolina) a 3.500 rpm
TransmissãoManual de cinco marchas
TraçãoDianteira com juntas homocinéticas
DireçãoMecânica com pinhão e cremalheira
Rodas e PneusAro 5,5X14 / 175/70 R14
FreiosHidráulico, comando a pedal e ABS, com discos na dianteira e tambor na traseira, com sapata autocentrante e regulagem automática de jogo
SuspensõesDianteira: Tipo Mc Pherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores, amortecedores hidráulicos, pressurizados a gás, telescópicos de duplo efeito e mola helicoidal.

Traseira: Tipo Eixo rígido tipo ômega, amortecedores hidráulicos, pressurizados a gás, telescópicos de duplo efeito e mola parabólica longitudinal

Tanque de combustível58 litros

 

Dimensões e Pesos

Entre-eixos2.718 mm
Largura com espelhos1.664 mm
Comprimento4.438 mm
Altura1.580 mm
Capacidade de carga705 Kg
Volume do compartimento de carga680 litros
Peso vazio em ordem de marcha1063,0 Kg

 

ÚLTIMOS POSTS