Queridinho da FCA, queridinho dos designers e queridinho do motorista. O Fiat Toro agrada desde que chegou no mercado em 2016. A prova disso é que foram 100 mil unidades vendidas em dois anos de mercado nacional e uma das picapes mais vendidas. Se considerarmos todas as picapes, pequenas, médias e grandes, a Toro é a segunda mais emplacada do país, fica atrás apenas da Fiat Strada, a irmã mais nova.
Mas em 2019 a coisa pode mudar, pois novas picapes desembarcam no Brasil, tem a picape grande e luxuosa da Mercedes-Benz, tem a Renault Alaskan, também no segmento maior e ambas com previsão para segundo semestre de 2019. E tem a VW Tarok, mostrada no Salão do ano passado, essa sim concorrente direta da Toro, mais para o final do ano.
Por isso, é melhor a FCA se cuidar, já incrementou a linha Toro neste ano, somando ao todo seis versões e três motorizações, sendo uma diesel. Ou seja, bala na agulha para continuar brigando a Toro com certeza vai ter, e aí é só esperar a chegada nova Strada, essa provavelmente em 2020, o que não vai mudar em nada a vida da marca.
Mas voltamos à nossa Fiat Toro, a versão que andamos dessa vez foi a Freedom 1.8 AT6, que ganhou novos itens de série e continua exibindo seu desenho moderno, que já é conhecido e apreciado pelos transportadores VUC. Já falei o quanto de Toros vemos no pátio do Ceagesp? Bastante. Comprovando o que sempre falamos: o transportador usa o carro para o trabalho e também para o lazer, afinal, a Toro é bem bacana.
O trem de força deste modelo é composto pelo melhorado motor 1.8 16V Flex, uma produção da FPT Industrial, que ganhou a tecnologia VIS como diferencial dos modelos antigos. O VIS (Variable Intake System), ou seja, sistema de admissão variável, tem como função variar o fluxo de ar dentro do coletor de admissão, trazendo mais torque em qualquer rotação.
Assim, o Toro anda bem, com potência de até 139 cv quando abastecido com etanol. Quando combinado com o variador de fase do comando de válvulas, o sistema consegue alcançar mais de 80% do torque máximo do motor em apenas 2.000 giros, ajudando na economia de combustível.
Para completar o conjunto, temos o câmbio automático de 6 marchas que conta com gerenciamento eletrônico. Juntando motor e câmbio, o Toro consegue ainda uma baixa emissão de poluentes, atributo que anda em alta nos últimos tempos.
E ao transportar, o que a picape oferece? Conforto e segurança. Um sistema de suspensão ajustado que roda bem com menos vibração e ruído, isso por conta das suspensões independentes quatro rodas, como auxilio de molas helicoidais progressivas à carga na traseira.
Para ajudar para a boa dirigibilidade, a direção elétrica entra em cena, com diâmetro mínimo de curva de 12,2 mm, o que confere uma boa manobrabilidade. Neste caso a tração é apenas na dianteira.
Ainda para o trabalho, oferece uma caçamba com volume para 820 litros, que pode ganhar opcionalmente ainda mais 405 litros quando acoplada ao extensor, acessório da Mopar. Em relação à capacidade de carga, pode ser carregada com 650 Kg.
O motorista também aprovou a sua tampa da caçamba bipartida, patenteada pela FCA, no qual as duas portas que se abrem lateralmente, com a possibilidade de abertura de somente uma delas. É mais leve e mais prática, o que facilita o acesso ao compartimento de cargas.
Itens de série a versão Fredoom 1.8 6AT conta com câmera de ré, sistema Uconnect Touch Nav 5”, seis alto-falantes com comandos no volante em couro e reconhecimento de voz. Além da segunda tomada 12V, importante para quem trabalha entre outros. Entre os sistemas de segurança ao rodar, temos o ESC (controle de estabilidade), o ASR, que monitora a tração, e o Hill Holder, conhecido como assistente de rampa.
Ficha técnica
Motor: | 1.8 16V Flex AT6 |
Combustível | Etanol / gasolina |
Cilindrada | 1747 cm³ |
Potência | 135 cv / 5.750 rpm (gasolina) 139 cv / 5.750 rpm (etanol)
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Torque | 18,8 kgfm / 3.750 rpm (gasolina) 19,3 kgfm / 3.750 rpm (etanol |
Transmissão | Automática de 6 velocidades |
Tração | Dianteira com juntas homocinéticas |
Direção | Elétrica com pinhão e cremalheira |
Rodas e Pneus | 6,5jx16” em chapa de aço (liga leve opcional) 215/65 R16 |
Freios | Dianteiro: A disco ventilado (ø de 305 mm) com pinça flutuante De serviço: Hidráulico, comando a pedal com ABS, ESP, ASR e Hill Holder Traseiro: A tambor (ø de 254 mm) com sapatas autocentrantes e regulagem automática de jogo |
Suspensões | Dianteira: Mc Pherson com rodas independentes, braços oscilantes em aço estampado fixados ao subchassis e barra estabilizadora. Amortecedores hidráulicos, telescópicos de duplo efeito e mola helicoidal Traseira: Tipo Multi-link com rodas independentes, links transversais e longitudinais e barra estabilizadora. Molas helicoidais progressivas à carga |
Tanque de combustível | 60 litros |
Dimensões e pesos
Comprimento | 4.915 mm |
Largura | 1.844 mm |
Entre-eixos | 2.990 mm |
Altura | 1.680 mm |
Capacidade de carga | 650 Kg |
Volume do porta-malas | 820 litros |
Carga máxima rebocável (sem freio) | 400 Kg |
Peso em ordem de marcha (Std A) | 1619 kg |