Acompanhe a avaliação do Mercedes-Benz Accelo com câmbio automatizado, um opcional, que custa uma média de R$ 5 mil a mais no valor final do veículo. Gerente da marca explica o funcionamento do equipamento que pode ser aplicado no VUC com configuração 815, 1016 e 1316 6×2, utilizado para entregas urbanas.
O Accelo é um caminhão leve que tem a posição de dirigir como um grande benefício, aliás, a Mercedes-Benz chama a cabine do modelo de Home Office, um verdadeiro escritório onde o motorista é o executivo. E bem confortável, com o volante parecendo de automóvel, a coluna de direção ajustável e vários porta-objetos, inclusive com encosto tipo “mesa”.
Ainda dentro da cabine está nossa novidade, pelo menos a parte operacional dela: o câmbio automatizado, manuseado por uma pequena alavanca central. Outro detalhe é a eliminação do pedal de embreagem, que é acionada sem auxílio do motorista
O câmbio automatizado foi desenvolvido por meio da parceria entre a marca alemã e a Eaton, especialmente para o Accelo. Os modelos 1016 e o 1316 utiliza a versão Eaton 6206A, enquanto a versão 815 usa o Eaton 6106A. Ambos são câmbios de 6 marchas, com escalonamento inteligente, com primeira reduzida de 6,20 e última marcha com overdrive 0,78.
A estrutura do câmbio automatizado do Accelo é a mesma de um câmbio manual, ou seja, uma caixa mecânica acoplada a uma espécie de robô que faz a seleção das marchas, na hora certa, analisando as condições de aceleração e outros parâmetros no momento da condução, otimizando inclusive o consumo de combustível.
Os testes da Mercedes-Benz mostram que essa redução de consumo pode atingir até 3% em operações urbanas, por conta da automatização e inteligência aplicada no câmbio. Uma ótima opção para caminhões que circulam nas cidades, onde as trocas de marchas são constantes, aliviando o estresse do motorista e tornando a condução mais segura.
Na operação, o câmbio oferece dois modos de condução: função Eco (mais econômica) e Power (para situações de subidas/serras e ultrapassagens). A engenharia da marca explica que o equipamento tem um sistema que reconhece a inclinação da pista e a carga do veículo, realizando a troca de marcha de forma mais correta e adequada de acordo com as condições de pista e do veículo.
Também conta com o auxílio de partida em rampa, um dispositivo que ajuda na operação do veículo e aumenta a segurança. A manutenção ganha por conta de dois tópicos: o prolongamento da vida útil da embreagem, que dura pelo menos duas vezes mais e da proteção do trem-de-força em relação a trancos e eventuais erros de operação.
O Accelo vem equipado com motor Mercedes-Benz OM 924 LA de 4,8 litros, um conjunto robusto que consegue atingir até 610 Nm de torque. O tanque adicional de combustível de 150 litros eleva para 300 litros a capacidade total do caminhão, o que permite mais autonomia. O modelo usa 25 litros de Arla 32 para reduzir as emissões de poluentes.
O line up do Mercedes-Benz Accelo, já disponível nas com concessionárias com câmbio automatizado é o seguinte: Accelo 815 com 8.300 kg de PBT – peso bruto total, Accelo 1016 com 9.600 kg de PBT e o médio Accelo 1316, que possibilita 13.000 kg de PBT.
Ficha técnica
Motor: | MB OM 924 LA 4,8 lts |
Combustível | Diesel |
Cilindros | 4 cilindros em linha |
Potência | 156 cv a 2.200 rpm |
Torque | 610 Nm (62 mkgf) @ 1.200 – 1.600 rpm |
Transmissão | Automatizada, sem pedal de embreagem |
Embreagem | Monodisco, diâmetro 362mm |
Rodas e Pneus | 6.75×17.5 Pneus 235/75R17.5 |
Freios | Tambor/Disco |
Suspensões | Dianteira e traseira: Molas parabólicas com amortecedores telescópicos de dupla ação e barra estabilizadora |
Eletrônica Auxiliar | ABS (Sistema Anti Travamento das Rodas) EBD (Distribuição Eletrônica de Frenagem) ASR (Controle de Aderência em Aceleração) |
Tanque de combustível | 75 / 150 litros |
Dimensões e Pesos
Entre-eixos | 31 / 37 / 44 | 31 / 39 / 46 |
Distância entre-eixos | 3.100 / 3.700 / 4.400 mm | 3.100 / 3.900 / 4.600 mm |
Comprimento total | 6.134 / 7.134 / 7.961 mm | 6.134 / 7.134 / 7.961 mm |
Largura | 2.176 mm | 2.176 mm |
Altura | 2.494 mm | 2.494 mm |
PBT | 9.600 kg | 9.600 kg |
Carga útil máx.+equip.1 [C]* | 6.280 / 6.190 / 6.120 Kg | |
Carga útil máx.+equip.1 [E] | 6.251 / 6.161 / 6.091 Kg | |
Peso Bruto Total Combinado (PBTC) | 11.000/13.000 kg | 11.000/13.000 Kg |