Notícias

BMW Group e Jaguar Land Rover anunciam parceria colaborativa

As fabricantes de automóveis BMW Group e Jaguar Land Rover anunciam parceria colaborativa para a próxima geração de tecnologia eletrificada. Segundo informações das empresas, essa cooperação entre as montadoras é importante, pois a indústria automotiva enfrenta desafios tecnológicos significativos envolvendo condução autônoma, conectividade, eletrificação e serviços compartilhados (ACES).

O BMW Group e a Jaguar Land Rover compartilham a mesma visão estratégica de tecnologias de motorização elétrica, sustentável e voltada para o futuro. O BMW Group possui experiência de desenvolvimento e produção de várias gerações de unidades de motrizes elétricas desde que lançou o pioneiro BMW i3, em 2013. A Jaguar Land Rover demonstrou sua capacidade com essa tecnologia por meio do lançamento do Jaguar I-Pace e de seus modelos híbridos plug-in.

A tecnologia do BMW Group, considerada a mais sofisticada da atualidade, agrega motor elétrico, transmissão e gerenciamento eletrônico em um único compartimento. E esta tecnologia não utiliza as chamadas ‘terras raras’ – um conjunto de 17 elementos químicos não raros, mas de processamento complexo –, permitindo que o BMW Group reduza a sua dependência de disponibilidade à medida que continua ampliando sistematicamente sua gama de modelos eletrificados.

A partir do próximo ano, o BMW Group apresentará esta unidade motriz elétrica, a quinta geração (“Gen 5”) de sua tecnologia eDrive, no BMW iX3 Sports Activity Vehicle. A unidade elétrica Gen 5 será o sistema de propulsão no qual as gerações subsequentes lançadas em conjunto com a Jaguar Land Rover serão baseadas.

A parceria permitirá que o BMW Group e a Jaguar Land Rover aproveitem o uso eficiente dos recursos para o desenvolvimento compartilhado de futuras tecnologias e de planejamento de produção, bem como proporcionará economia de escala em compras conjuntas.

Uma equipe de especialistas do BMW Group e da Jaguar Land Rover, sediada em Munique, na Alemanha, terá a tarefa de desenvolver ainda mais unidades de geração Gen 5, com a produção das transmissões elétricas por cada parceiro em suas próprias instalações de fabricação. Ambas as empresas procurarão adequá-las aos seus próprios projetos específicos.

ÚLTIMOS POSTS