Com fabricação de placas e baterias automotivas em Realeza, na região sudoeste do Paraná, a empresa Baterias Real faz investimento em certificação de qualidade. A companhia adotou sistema de gestão da qualidade conforme a norma ISO 9001 e investiu na certificação da empresa por meio do IQA (Instituto da Qualidade Automotiva), organismo acreditado pela CGCRE (Coordenação Geral de Acreditação) do Inmetro.
De acordo com Renan Casaril, diretor industrial da Baterias Real, o objetivo da certificação foi a oportunidade de melhorar os processos administrativos, uma vez que os produtivos já contavam com o selo de qualidade emitido pelo IQA. “Temos a expectativa de crescer as vendas e fortalecer a marca, com abertura de novos clientes”, conta o executivo.
Entre as principais iniciativas para conquistar o selo de qualidade, a Baterias Real investiu na documentação dos processos. “A principal mudança foi a documental, o que é de suma importância para a melhor organização empresa. Com a documentação, você cria planos de ações com prazo definido para cada tarefa”, aponta o diretor industrial.
Em paralelo à certificação, a empresa investiu em projeto de energia limpa, com instalação de 1.896 placas solares, que geram 850 mil kWh/ano, o que representa 45% do consumo atual. “Queremos contribuir cada vez mais com o meio ambiente e ser exemplo para outras empresas aderirem este modelo de energia limpa”, diz o diretor-executivo Paulo Casaril.
Com 40 anos de mercado em Realeza, a empresa está instalada numa área de 10 mil m², onde atua na fabricação de placas e baterias automotivas em grande escala, com atendimento a clientes de diversos estados, que vão desde o ponto de venda até o distribuidor.