Com o lema de que competência não tem sexo, a Braspress aposta na contratação de motoristas mulheres e conta hoje com 22,5% do seu quadro ocupado por elas. A empresa afirma que investe na contratação de mulheres para dirigir seus caminhões desde 1998, e conta hoje com 6.597 colaboradores, sendo 1.489 do sexo feminino.
Segundo a empresa, a ideia adotada pelo Diretor-Presidente, Urubatan Helou, parecia uma alternativa de Marketing, mas acabou abrindo espaço para as mulheres num competitivo mercado de trabalho, que antes era tradicionalmente composto por homens.
‘’Conseguimos mostrar que competência não tem sexo, abrindo mercado de trabalho para as mulheres que colaboraram para o aumento da produtividade e da melhoria da capacitação no setor do TRC – Transporte Rodoviário de Carga’’, afirmou Urubatan Helou.
Os controles internos mostraram que as motoristas mulheres têm maiores cuidados operacionais com os veículos colaborando para a manutenção dos caminhões e sabem ser educadas nos relacionamentos com os clientes e no trânsito são pacientes. Elas passam por um programa de treinamento específico para que se transformem em verdadeiras profissionais de volante.
‘’Com isso, ocorreu a redução de batidas e dos custos de manutenção, incluindo funilaria e uma conservação dos veículos muito mais eficiente. Além do que, temos encontrado em nossas motoristas mulheres um diálogo muito mais eficaz com os nossos destinatários, mesmo nos centros comerciais e industriais’’, finalizou Urubatan Helou.