ConteúdoMatéria de capaNotícias

Caminhão elétrico Tevva 7.5t: promete redução no custo da operação

Caminhão elétrico Tevva 7.5t: promete redução no custo da operação

VUC Elétrico: Caminhão elétrico Tevva 7.5t: promete redução no custo da operação

Uma fabricante de veículos britânica que oferece redução no custo total de propriedade (TCO) para veículos que fazem distribuição urbana. Como? Com uso de um caminhão elétrico. Dessa forma, a Tevva apresenta seu modelo batizado de Tevva Truck, um veículo com peso bruto total (PBT) de 7,5 toneladas com foco em operações de distribuição urbana, com possibilidade de transportar até 16 pallets e mais de duas toneladas de carga útil.

No Reino Unido, a empresa garantiu a elegibilidade da concessão de caminhão plug-in do governo (PITrG), voltado para organizações que buscam descarbonizar as operações e preparar suas frotas para o futuro, com um benefício de desconto potencial de £ 16.000, removido do preço de compra pela Tevva.

Acesse os vídeos no You Tube

Leia a Revista Frete Urbano

Para se qualificar para a concessão, os veículos N2 (caminhões que pesam entre 5 e 12 toneladas) devem ter um valor de emissões de CO2 de pelo menos 50% menor do que o veículo equivalente convencional, que pode transportar a mesma capacidade e pode viajar pelo menos 100 km sem quaisquer emissões do escapamento. O caminhão elétrico a bateria de 7,5 t da Tevva oferece até 227 km de autonomia com uma única carga da bateria de 105 kWh.

O fundador e CEO da Tevva, Asher Bennett, disse: “Sabemos em primeira mão que a demanda por caminhões elétricos está crescendo rapidamente, pois fomos inundados com pedidos de nosso caminhão elétrico a bateria de 7,5 t desde que entramos em produção total no mês passado. Agora podemos oferecer às organizações do Reino Unido um desconto perceptível, graças ao subsídio do governo, o que certamente tornará o transporte rodoviário de emissão zero ainda mais atraente para as frotas”.

Segundo informações da empresa, um dos grandes benefícios do modelo é o TCO comparável ao de um veículo equivalente movido a diesel, quando rodados aproximadamente 3.000 km ou quando 500 litros de diesel são consumidos mensalmente.

Especificações do Tevva 7.5t

Os caminhões da Tevva vão ser produzidos com volante à esquerda e à direita (lembrando que na Inglaterra o lado do condutor é o direito e os veículos trafegam à esquerda das vias.) e trazem uma ótima combinação de capacidade e eficiência de custo com zero emissões de poluentes, sem perder a segurança dos caminhões tradicionais movidos a combustível fóssil.

Este é o primeiro modelo a ser produzido pela marca, e tem como inspiração o Iveco Eurocargo, com design semelhante ao Tector comercializado na América do Sul.

Para sua produção, o caminhão enfrentou túnel de vento de até 128 km/h mph e teve dados coletados para verificar como o fluxo de ar afeta seu alcance e desempenho. O resultado foi que adesão de teto e painéis aerodinâmicos melhorou significativamente o coeficiente de arrasto do veículo em quase 10%.

Destaques do caminhão elétrico Tevva 7.5T

  • Alcance de até 180 km
  • Capacidade de carga útil de 2.952 kg
  • Capacidade da plataforma: 15 Euro Paletes
  • Tempo de carga da bateria até 90%: 5 horas

Caminhão a hidrogênio

Depois de apresentar o caminhão totalmente elétrico para o mercado do Reino Unido e europeu, a empresa já prepara um modelo elétrico a hidrogênio, também de 7,5 t, que se beneficia de um extensor de alcance a hidrogênio que aumenta o alcance do veículo para até 570 km.

Caminhão elétrico Tevva 7.5t: promete redução no custo da operação

O caminhão movido a hidrogênio completou recentemente uma bateria de testes de 1000 km entre a sede da Tevva em Londres e a fronteira escocesa em Berwick-on-Tweed. Na viagem de volta, o caminhão percorreu mais de 500 km sem precisar parar para recarregar.

Caminhão elétrico Tevva 7.5t: promete redução no custo da operação

Na fábrica de 11 mil m2 montada em Londres, a Tevva vai produzir ainda um modelo médio de 19,5 toneladas para ser comercializado no Reino Unido e no Oriente Médio. A expectativa é fabricar 3000 veículos por ano. Do modelo elétrico, a marca espera vender até 1000 unidades em 2023.

Caminhão elétrico Tevva 7.5t: promete redução no custo da operação

ÚLTIMOS POSTS