Criada pela Wunderman, a nova campanha de Shell Helix leva conceito digital para off-line. Segundo a marca, a nova fase da campanha da linha para veículos leves da Shell Lubrificantes, traz algo inédito para o mercado a partir de uma estratégia segmentada de mídia: criar interações que impactam de maneira direta a vida real dos veículos e seus motoristas.
“O brasileiro é apaixonado por carros e, ao desenvolvermos campanhas como essa, buscamos reforçar a relação afetiva que existe entre os veículos e seus proprietários. O objetivo dessa ação, que poderá ser vista pela cidade de São Paulo, é fortalecer a presença e o posicionamento de Shell Helix no mercado, intensificando o engajamento com os consumidores por meio de interações que gerem impacto no dia a dia dos motoristas”, comenta Raquel Sampaio, gerente de marca e comunicação da Shell Lubrificantes.
Com o conceito “Seu carro já fez muito por você, retribua com Shell Helix”, a Wunderman personalizou a campanha para rádio, revista, social, out of home, entre outros tipos de mídia da capital paulista, em peças que dialogam com situações específicas do cotidiano, interagindo com o público em “real time”. “Os carros fazem muito pelos seus donos, mas muitas vezes eles não percebem. Pensando nisso, decidimos fazer uma campanha totalmente personalizada, que gerasse uma conversa com o consumidor e que mostrasse a real importância de cuidar bem do seu carro”, conta Fernando Tomeu, diretor de criação da Wunderman.
O resultado de todo esse trabalho são peças com interações reais com os motoristas e seus veículos. No horário de pico de trânsito paulistano, a mensagem exibida nos relógios de rua é “Seu carro não reclama do anda e para. Retribua com Shell Helix”. Já outra interação chama a atenção na famosa Rua São Caetano, conhecida em São Paulo como “Rua das Noivas”: “Seu carro não liga se você chegar na igreja de limusine. Retribua com Shell Helix”.
Em plataformas como o aplicativo Waze, a interação é também focada para as situações do cotidiano de São Paulo com a mensagem “Seu carro também madruga para fugir do rodízio. Retribua com Shell Helix”, para antes do rodízio paulistano; e “Seu carro esperou pacientemente o fim do rodízio. Retribua com Shell Helix”, para depois do rodízio. Essa lógica do digital ainda chegará às rádios com os boletins de trânsito ao vivo, dependendo das condições reais, lidas pelos repórteres do alto dos helicópteros que sobrevoam as cidades. “Assim como as informações do engarrafamento ou das condições de tempo variam, a mensagem seguirá a mesma lógica e será adaptada”, detalha Tomeu.
Para os materiais impressos, foram criados encartes personalizados para alguns bairros de São Paulo, que serão entregues junto da revista Veja São Paulo, nos quais se busca destacar o que os carros fazem por seus donos, seja no ‘sobe e desce das ladeiras de Perdizes com a mensagem “Seu carro não desiste quando vê uma pirambeira. Retribua com Shell Helix”; ou nas compras do movimentado bairro de Pinheiros: “Seu carro não reclama de voltar cheio de amigos da Rua dos Pinheiros. Retribua com Shell Helix”.
Ao todo, são mais de 100 mensagens personalizadas em peças para as diversas mídias on e off e canais out of home como relógios, cancelas, carrinhos de aeroportos e supermercados e outros capazes de atingir os donos de veículos em várias ocasiões do dia a dia. “Essa campanha é mais um capítulo dessa história que Shell Helix vem contando com a ajuda da Wunderman, entre os carros e seus donos, dando o recado de que “quem ama cuida”, como diz o ditado”, finaliza Sampaio.