VUC Elétrico: Citroën Ë-Jumpy: furgão 100% elétrico na distribuição. Os franceses arriscaram mais uma vez. O primeiro veículo da marca Citroën a ser comercializado no Brasil é um veículo de carga. Trata-se do Ë-Jumpy, um furgão de médio porte, 100% elétrico, com autonomia de 330 km e capacidade de carga de 1 tonelada. E para completar, pode ser dirigido por motoristas com a CNH de categoria B.
Esse é um resumo do que o utilitário de carga dos franceses oferece para o transportador, que promete versatilidade com emissão zero de poluentes. Seu uso é ideal para centros urbanos, com a possibilidade de fazer transformações e personalizações, dependendo do negócio.
Em termos de visual, é igual a versão diesel, com pequenas particularidades, como no ponto de recarga situado à frente, na lateral esquerda da carroceria e o novo monograma elétrico “Ë” colocado à esquerda do nome JUMPY, na porta traseira.
A engenharia da Citroën explica que o veículo foi desenvolvido na plataforma modular multienergia EMP2 e vem equipado com conjunto de baterias de íons de lítio de 75 kWh e OBC de 11kW trifásico, que garantem autonomia até 330 km com carga completa, em consumo de ciclo urbano no Brasil, segundo INMETRO.
O conjunto de baterias abaixo do assoalho, garantindo a preservação do volume útil na versão elétrica. A engenharia conta que as baterias armazenam e fornecem a energia necessária tanto para o funcionamento do motor elétrico quanto para os equipamentos disponíveis no modelo. Em relação à performance, o motor elétrico do furgão entrega 260 Nm de torque imediato (26,5 kgfm) e 136 cavalos de potência (100 kW).
Dirigibilidade
O Citroën Ë- Jumpy por dentro parece mais um automóvel do que um veículo de carga, com detalhes como o painel de instrumentos com tela 3.5” digital colorida, que concentra informações como o velocímetro, modo de condução, marcha selecionada, nível de carga das baterias e consumo de energia.
Já na central de controles de condução, no console central, onde está posicionado o seletor de marchas e-Toggle, que permite escolher entre Park (estacionamento), Rear (marcha a ré), Neutral (neutro) e Drive (condução) e o botão B-Mode, que ativa a função de frenagem regenerativa para preservar ou carregar parcialmente as baterias, diminuindo ainda o desgaste das pastilhas de freio.
O transportador pode escolher entre três modos de condução: Eco, Normal e Power, que fazem a gestão da energia utilizada, administrando performance e autonomia.
Falando de conectividade, o modelo oferta a central multimídia com tela 7″ – opcional – com recursos de espelhamento com Android Auto e Apple Carplay, câmera de ré com visão 180o e vista superior do veículo.
Recarregando
Para recargar o Citroën Ë- Jumpy, o seletor de condução deve estar na posição “P” Parking. O tempo de recarga depende da estação de carregamento, podendo variar de 45 minutos em estações de carregamento rápido de 100 kW, para 80% da bateria, a 7h30 em rede trifásica de 11 kW. O modelo ainda é equipado com OBC de 11kW trifásico, que permite uma carga mais rápida em diversas condições.
Um verdadeiro VUC, o Ë- Jumpy tem volume de carga de 6,1m3 e capacidade de carga de 1 tonelada. A altura de 1.94m garante fácil acesso a lugares com espaço reduzido e todos os tipos de garagem, e conta com portas traseiras com abertura 180° e porta lateral deslizante para facilitar o embarque e desembarque da carga.
No quesito segurança, o utilitário conta ainda com assistente de partida em rampa (Hill Assist), freios ABS, controle eletrônico de estabilidade, airbag duplo frontal com três pontos de proteção, indicador de fadiga (Coffee Cup Alert), luzes de rodagem diurnas integradas, limitador de velocidade e piloto automático.