Com 42 novos códigos, a Cofap expande catálogo de tubos internos para motocicletas, dessa forma a marca garante cobrir 95% dos veículos de duas rodas que circulam pelo País. Os novos tubos são destinados para modelos Honda, Suzuki / Haojue e Yamaha.
O lançamento se dá por conta do crescimento da frota de motocicletas, que hoje é estimada em cerca de 32 milhões de unidades segundo a Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares).
Importante frisar que a marca Cofap oferece, também, alguns tubos internos que, do mesmo modo que o equipamento original, já possuem as buchas de Teflon®. A estratégia de comercializar os tubos internos com as buchas para o mercado de reposição faz parte do compromisso da empresa em oferecer componentes da mais alta qualidade e desempenho das peças originais.
Além disso, o conjunto completo – tubo com bucha – torna a reparação mais prática e econômica. Ao adquirir os tubos em que há a necessidade da bucha de outras marcas, o proprietário da moto terá que comprar, também, as buchas de Teflon® separadamente, fazendo com que o processo seja mais caro e trabalhoso.
Os tubos internos Cofap são fabricados segundo os padrões da peça original através de avançados processos produtivos, que resultam nos mais altos níveis de qualidade, segurança e confiabilidade, equivalentes aos do produto genuíno.
Os novos códigos e suas aplicações são: TIC41023M (HONDA SH150i, anos 2017 a 2021), TIC42013M (Yamaha XMax 250 fabricadas a partir de 2020), TIC42014M (Yamaha MT03, produzidas entre 2017 e 2020, e Yamaha YZF R3, de 2016 e 2019) e TIC43004M (Para SUZUKI BURGMAN 125 Injetada, de 2012 a 2016 e, também, para a HAOJUE LINDY 125, anos 2017 a 2021).
Atenção à manutenção
O tubo interno é um cilindro que faz parte do sistema de amortecimento dianteiro da motocicleta. Faz parte do conjunto conhecido como garfo dianteiro, composto por duas “bengalas”, nome dado ao sub-conjunto formado pelo tubo ou cilindro interno e a “canela”. Fixados no guidão da moto, na parte superior, e trabalhando dentro das “canelas”, onde a roda é montada, os tubos internos possuem diversos componentes em seu interior, além do óleo específico para esse tipo de aplicação, e sua função é absorver as irregularidades do piso e manter a roda sempre em contato com o solo.
Os técnicos da Cofap alertam que o óleo e os componentes internos sofrem desgaste natural, bem como a superfície externa do tubo, e devem ser verificados regularmente e substituídos quando apresentarem sinais desgaste. Externamente, os tubos podem apresentar avarias no cromo, como desgaste ou riscos, e o tubo pode sofrer empenamento em colisões. Os profissionais recomendam que a substituição seja feita com produtos de qualidade reconhecida pelo mercado. Outra dica é que quando isso for feito, também sejam trocados o óleo, ou fluído hidráulico, e os retentores, conforme orientações do fabricante da motocicleta.
É importante que o mecânico siga à risca o código de aplicação para não comprometer a segurança da motocicleta e do motociclista. Apesar da aparência simples, os tubos internos não são iguais para todos os modelos e possuem diferenças externas e no arranjo dos componentes internos.