Acompanhando o crescimento do mercado de veículos híbridos e elétricos, a Cofap reforça linha de amortecedores para esses modelos. A divisão de reposição Marelli Cofap Aftermarket anuncia o lançamento do componente para a suspensão traseira do SUV Kia Stonic. Esta expansão reforça o compromisso da empresa em atender às necessidades emergentes do mercado brasileiro de mobilidade sustentável.
A expansão da linha de amortecedores Cofap para híbridos e elétricos no mercado de reposição reflete o crescimento significativo da frota de veículos com essas tecnologias no Brasil. De acordo com dados da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), já são mais de 100 mil veículos elétricos e híbridos leves circulando no país.
O portfólio Cofap já conta com aplicações para Caoa Chery Arrizo 5e, Nissan Leaf, Chevrolet Bolt, Toyota Corolla Hybrid, Corolla Cross Hydrid e Prius e, além desses modelos, a marca está trabalhando nos projetos dos amortecedores para o Renault Zoe, o Fiat 500e e Renault Kwid E-tech.
É importante ressaltar que os amortecedores para veículos eletrificados mantêm as características de funcionamento, montagem e durabilidade daqueles projetados para veículos com motores a combustão, sendo projetados para atender as especificações desse tipo de veículo que possui algumas características peculiares, como centro de gravidade mais baixo em comparação com os veículos de propulsão convencional. E, no caso dos amortecedores Cofap, sempre com a mesma qualidade, conforto, segurança e confiabilidade dos componentes genuínos.
O amortecedor é o principal componente do sistema de suspensão e fundamental para a segurança dos ocupantes do veículo. A peça é responsável por manter os pneus sempre em contato com o solo, garantindo a estabilidade e a dirigibilidade do carro nas mais diversas condições de piso.
Por ser um item muito importante para a segurança, a Cofap recomenda a revisão periódica com profissionais capacitados, pois os componentes internos, como tubo de pressão, pistão, molas e válvulas, entre outros, sofrem desgaste natural e não há como realizar uma avaliação visual, pois encontram-se dentro do amortecedor. Se não estiverem funcionando corretamente, podem comprometer a eficiência do amortecedor e prejudicar a estabilidade, o conforto e, principalmente, a segurança.