Notícias

Comparativo: Pequenas picapes na distribuição

Comparativo Pequenas picapes na distribuição

Comparativo: Pequenas picapes na distribuição. Elas são compactas mas aguentam o tranco, confira as características das mais importantes picapes do mercado nacional, que estão nas ruas para enfrentar qualquer carga

Texto: Carol Vilanova

Fotos: divulgação

Agilidade e facilidade para estacionar. Esses certamente são grandes vantagens para quem usa as picapes compactas para transportar. E olha que elas estão nas ruas aos montes, fazendo todo tipo de carreto. E o melhor, no final de semana é o veículo ideal para sair por aí para viajar ou passear.

Elas são simples e objetivas, sem frescura, mas com tecnologia e conectividade. Todas as picapes do mercado oferecem centrais multimídia ou pelo menos um Bluetooth, afinal, sabemos a importância desse recurso para segurança e conforto do motorista.

Receba nossas notícias pelo WhasApp, clique aqui e mande “Oi Frete”

Fizemos a seleção das três mais importantes e antigas picapes do mercado: Chevrolet Montana, Fiat Strada e Volkswagen Saveiro, mas com cuidado para escolher as versões mais focadas no trabalho de cada uma delas. Vale lembrar que em suas versões topo de linha, esses modelos podem ser considerados de luxo por conta de tanta tecnologia e equipamentos de série.

Chevrolet Montana

A que tem o visual mais antigo das três picapes, a Chevrolet Montana é robusta, mas já está precisando de um face lifting, afinal é derivada do Agile que nem existe mais. Os faróis grandes são marca registrada da antiga linha da marca. Ganhou aprimoramentos na gama 2019, com itens de conforto e conveniência.

Comparativo: Pequenas picapes na distribuição

A versão mais trabalhadora é a LS, equipada com econômico motor bicombustível 1.4L  SPE/4 ECO de elevada eficiência energética. A transmissão é manual, de cinco velocidades. Com este conjunto mecânico consegue desenvolver até 99 cavalos e 13 kgfm de torque, e ganha bom desempenho mesmo quando está carregada.

Comparativo: Pequenas picapes na distribuição

O modelo traz a direção hidráulica de série, o que ajuda na produtividade e no bem-estar do usuário, principalmente daqueles que rodam várias horas no dia. Ainda como equipamento de série, estão as lanternas escurecidas, barra de proteção nas portas e freios ABS com assistente de frenagem de emergência (EBD).

Ótima capacidade de carga, são 756 kgs que podem ser carregados na caçamba da Montana, que conta com design elevado, ganchos de amarração, e o degrau side step, para acessar o compartimento de carga pela lateral. A suspensão dianteira é independente, tipo “McPherson” e a traseira usa molas helicoidais tipo “barril” progressivas.

A cabine simples foi projetada como conceito Maxcab, que comporta bagagens de mão na parte posterior dos bancos, útil também para o usuário que busca um veículo para o lazer. O painel de instrumentos apesar de simples tem cor “ice Blue” que ajudam a descansar a vista. Tecnologia mylink multimídia é opcional, mas vale a pena.

 

Capacidades

Carga útil756 kg
Peso em ordem de marcha1.097 kg
Tanque de combustível49 litros

Dimensões

Entre-eixos2.669 mm
Largura1.918 mm
Comprimento4.514 mm
Altura1.577 mm

 

Fiat Strada Hard Working

Uma das mais vendidas picapes do Brasil, a Strada tem a versão Hard Working em cabine estendida e simples. Ambas oferecem amplo na caçamba e facilidade na hora da operação. Sem luxo, a picape traz na traseira a inscrição Hard Working, para deixar claro o motivo pra qual ela foi projetada.

Comparativo: Pequenas picapes na distribuição

Para impulsionar a picape o conjunto de trem de força é composto pelo motor 1.4 Fire Flex, capaz de render até 88 cv com uso do etanol e torque de 12,5 Kgfm a 3.500 rpm, além do câmbio tradicional da marca, de cinco marchas, bem suave e macio nos engates.

Pata rodar na cidade é bastante versátil e tem boa dirigibilidade, com razoável economia de combustível. A direção é hidráulica com bom diâmetro de giro na direção, o que ajuda nas manobras.

No visual, que também está na hora de uma renovação, apesar de ser moderno, conta com protetor de cárter, capota marítima, faróis de neblina e as soleiras na porta também com a inscrição da versão.

Para o transportador, o que importa é a robustez da carroceria, para carregar 705 Kg. Para isso, adota a suspensão dianteira do tipo Mc Pherson com rodas independentes e molas parabólicas longitudinais enquanto a traseira tem eixo rígido tipo ômega, com molas também do tipo parabólicas longitudinais. A tração é dianteira.

Conforto e tecnologia para o transportador com itens essenciais como ar-condicionado, ajuste de volante, sensores de estacionamento traseiro e o rádio Connect com CD player, USB e Bluetooth, o que ajuda na hora de receber ou fazer chamadas no telefone, com ajuda do volante multifuncional.

Capacidades

Carga útil705 Kg
Volume do porta-malas1,220 litros
Carga máxima rebocável (sem freio)400 Kg
Peso em ordem de marcha (Std A)1113,0 Kg
Tanque de combustível58 litros

Dimensões

Entre-eixos2.718 mm
Largura1.664 mm
Comprimento4.438 mm
Altura1.590mm

 

– VW Saveiro Robust

O modelo renomado da Volks também tem duas opções de cabine: estendida e simples. A mais moderna em relação ao visual, já que segue um pouco a frente do Gol com a identidade mais recente da marca. Aliás, a frente é bastante bonita, apesar de conservar uma cara de malvada.

Quem usa a picape para o transporte sabe o quanto é importante a robustez, característica presente na versão de acabamento Robust. Por dentro, mesmo na versão mais simples, o acabamento foi desenvolvido com materiais de qualidade, trazendo ergonomia e conforto.

O painel foi redesenhado, com linhas mais horizontais e traz o novo sistema de infotainment App-Connect, com rádio, Bluetooth entre outros. Fácil de usar e muito funcional. O volante multifuncional é opcional.

Mas é no conjunto mecânico que a Saveiro se destaca, com o mais do que reconhecido motor EA 111 1.6 Total Flex, que alcança potência máxima que chega 104 cv a 5.250 rpm e o torque é de 15,6 kgfm a 2.500 rpm com uso de etanol. Para completar o trem de força, o câmbio manual de cinco marchas MQ200-5F, reconhecido por sua precisão de funcionamento.

A suspensão recebeu ajustes, ficou mais elevada e melhor para uso de transporte de cargas, sendo independente tipo McPherson na dianteira e eixo interdependente com braços longitudinais e molas “super progressivas” na traseira, que conferem excelente estabilidade e conforto em qualquer condição de uso. A capacidade de carga é de 712 kg.

Capacidades

Carga útil712 kg
Volume do porta-malas924 litros
Peso em ordem de marcha (Std A)1028 kg
Tanque de combustível55 litros

Dimensões

Entre-eixos2753 mm
Largura1713 mm
Comprimento4474 mm
Altura1562 mm

Leia aqui matéria sobre picapes antigas.  

ÚLTIMOS POSTS