A fabricante de catalisadores Umicore aconselha: cuidados simples podem reduzir emissões de veículos pesados e manter os caminhões com motores Euro V em correto funcionamento.
Responsáveis por uma grande parcela da poluição do ar, os veículos a diesel precisam de cuidados e atenção especiais com seus componentes para garantir que não ultrapassem os limites de emissões permitidos pela lei. De acordo com a Umicore, seguir o cronograma de manutenções das fabricantes e abastecer com diesel S-10 de boa procedência são bons exemplos disso, assim como a utilização do Arla 32, quando especificado. “O componente responsável por transformar os gases tóxicos provenientes da combustão em substâncias inofensivas é o catalisador. A vida útil dessa peça pode variar de, em média, 160 mil quilômetros em caminhões pequenos e médios, até 500 mil quilômetros em modelos extrapesados, porém, para garantir esse período de funcionamento é preciso realizar as revisões dos caminhões de forma correta”, explica Miguel Zoca, gerente de Aplicação do Produto da Umicore.
Entre os itens que devem ser inspecionados periodicamente estão os sistemas eletrônicos de injeção – tanto de combustível como o de Arla 32 – a turbina e os sensores eletrônicos. “Os catalisadores em si não precisam de revisão, mas é preciso ficar atento aos itens que podem abreviar a vida desse componente”, alerta Zoca que complementa. “O consumo de óleo lubrificante em excesso, por exemplo, assim como o de combustível fora do padrão, também podem deteriorar o catalisador”. Outra recomendação importante é ficar atento à luz do sistema OBD, de diagnóstico a bordo, localizada no painel do veículo, pois ela pode indicar alguma anomalia no sistema de controle de emissões.
Quando funcionando de forma adequada, os catalisadores para motores diesel são capazes de converter até 90% de gases tóxicos nocivos à saúde em substâncias inofensivas.