Documentação: A placa do veículo foi clonada, e agora? De repente você começa a receber multa de locais que você nunca esteve. Infrações cometidas em outro estado que não é o seu. Disparidades de descrição de infrações… Opa, a placa do seu veículo pode ter sido clonada, e isso pode te dar muita dor de cabeça.
Se você se encontrar numa situação dessas, é melhor tomar providências o mais rápido possível, para não deixar o caso piorar. Bom, antes de mais nada, registre um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima ou pela internet (se disponível no seu estado). Esse documento será sua prova de que você não é responsável pelas infrações cometidas pelo seu veículo naquele momento.
🚚🚛 Leia a Revista Frete Urbano
📺 Acesse os vídeos no You Tube
👉 Acompanhe no Insta: @revistafreteurbano
E o que fazer? A rede de vistorias automotivas Super Visão listou os principais procedimentos a serem tomados quando você identifica que a placa do carro foi clonada. Segundo a empresa, a clonagem de placas de carros continua sendo um problema recorrente em todo o país, mesmo após a implementação da placa Mercosul.
Para os proprietários de veículos, a situação pode ser bastante complicada, já que a utilização de uma placa falsa com os mesmos caracteres da placa original pode resultar em multas e até mesmo em acusações de crimes que não cometeram.
Como saber se a placa foi clonada?
O primeiro indício para saber se seu veículo foi clonado ou não, está no recebimento de infrações que o condutor não cometeu, em lugares que nunca trafegou, bem como pontos lançados em sua CNH.
Outra maneira de identificar o crime é por meio das imagens do carro captadas pelas câmeras recebidas na notificação da autuação, sendo possível perceber algum detalhe que não condiz com o carro original, como adesivos, amassados etc.
O que fazer se tiver a placa clonada?
Se todos os indícios apontarem que a placa do seu carro foi realmente clonada, em primeiro lugar, é necessário registrar um Boletim de Ocorrência (B.O) em uma delegacia de polícia. Em seguida, apresente o B.O para o Detran.
É importante levar os documentos do carro, como o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), o Laudo de vistoria de identificação veicular, além dos seus documentos pessoais – para comprovar a propriedade e a situação legal do carro.
Após a comprovação da fraude, o próprio Detran irá inserir uma restrição administrativa em seus registros para que todas as autoridades saibam que o veículo foi fraudado. E em casos de recebimento de multas, é indicado recorrer ao Detran para que o órgão possa verificar a autoria da multa.
Precauções com placas clonadas
O problema de placas clonadas pode acontecer até no momento da negociação de um novo carro. Por isso, busque sempre realizar o negócio com pessoas e empresas de confiança.
Além disso, exija que seja feita uma vistoria veicular no veículo, obviamente por uma empresa confiável e idônea, como a própria Super Visão.
E agora?
Recorra das multas e infrações que foram emitidas de forma indevidas, por meio de um recurso administrativo junto ao Detran ou ao órgão responsável pela autuação. Anexe o boletim de ocorrência e demais provas que demonstrem que seu carro não estava no local das infrações.
Se o problema persistir, você pode pedir que a placa do veículo seja substituída por outra, para evitar novos transtornos. Esse procedimento é realizado no Detran e pode exigir uma nova documentação para o carro.
Fique de olho e mesmo depois de tomar essas medidas, continue monitorando sua situação no Detran e em sites de consulta de multas para garantir que a clonagem não cause novos prejuízos.
Como evitar que sua placa seja clonada – Cuidado ao divulgar informações do veículo, evite postar fotos com a placa visível nas redes sociais e em anúncios de venda. – Utilize placas no padrão Mercosul que contam com mais recursos de segurança que dificultam a clonagem. – Estacione sempre em locais de confiança, como estacionamentos com câmeras e segurança. E não deixe o veículo em locais desprotegidos por longos períodos. – Atenção às multas e notificações que não reconhece, caso receba alguma multa de um local onde não esteve, investigue imediatamente. E consulte o site do Detran frequentemente para verificar a situação do veículo. – Use alarmes e rastreadores que ajudam a prevenir roubos e dificultar ações criminosas. – Marcações do chassi em vidros e peças desestimula criminosos, pois é mais difícil vendas as partes clonadas. |