Caminhão elétrico pesado da Mercedes-Benz, o eActros é testado por clientes há mais de um ano na Europa. Como parte da “Frota de Inovação”, desde setembro de 2018, a Mercedes-Benz Trucks forneceu dez caminhões eActros de 18 e de 25 toneladas a empresas da Alemanha e da Suíça para testes em operações reais de transporte e distribuição.
A fábrica afirma que a avaliação dos clientes, bem como a troca de informações com motoristas, transportadores e gestores de frota, permitiram que os especialistas da Mercedes-Benz Trucks chegassem a diversas conclusões, que servem de referência para a produção em série do eActros, que deverá começar em 2021. Segundo a Mercedes-Benz, os depoimentos dos clientes e os resultados dos testes demonstram que o caminhão pesado elétrico eActros torna possível o serviço de distribuição de curtas distâncias com zero emissões e operação totalmente silenciosa.
Num evento em cliente de Wörth, na Alemanha, a Mercedes-Benz Trucks apresentou um relatório de progresso da “Frota de Inovação”. Num próximo passo, outros dez clientes levarão um eActros para mais testes por cerca de um ano.
“Com certeza, estamos no caminho certo com relação ao conceito do eActros da Mercedes-Benz. Estou extremamente grato a nossos clientes, cujo apoio está trazendo uma valiosa contribuição rumo à produção em série desse caminhão”, ressalta Andreas von Wallfeld, chefe de Marketing, Vendas e Serviços da Mercedes-Benz Trucks.
De acordo com informações da Merces-Benz, uma das importantes conclusões dos testes práticos é que a autonomia de até 200 quilômetros do eActros é um número realista. Em termos de disponibilidade e desempenho, o eActros não é de maneira alguma inferior ao caminhão convencional com motor diesel. A empresa afirma que os motoristas ficaram muito impressionados pelo torque continuamente disponível em todas as faixas de velocidade, especialmente pela operação silenciosa do veículo e pela experiência confortável e suave na condução. Além disso, se o motorista adota um estilo de condução que se antecipa aos eventos bruscos de frenagem e aceleração, a energia elétrica pode ser recuperada por meio da frenagem dos motores elétricos. Isso diminui a necessidade de uso do pedal do freio de serviço.