Como medida de segurança, faixas refletivas ajudam na visibilidade nas ruas e nas estradas. Mas sempre que pensamos em segurança veicular, vem logo na nossa cabeça o sistema de freios, pneus e manutenção em dia. Claro que estes são pilares essenciais para se rodar bem, mas existem outros acessórios que são obrigatórios e que ajudam a garantir a segurança de veículos, pedestres, ciclistas, etc…
Hoje falamos falar das faixas refletivas, que são itens de baixo custo, mas que podem valer uma vida, se não forem usadas corretamente. As faixas são obrigatórias em caminhões de todos os portes, e auxiliam o motorista em situações de risco, quando se trafega sob neblina, com baixa visibilidade noturna e até mesmo em períodos de sol forte.
Receba nossas notícias pelo WhasApp, clique aqui e mande “Oi Frete”
As faixas refletivas são desenvolvidas para aumentar a visibilidade do caminhão para os outros motoristas, o que é possível por conta do seu material de composição feito em retrorefletivo prismático, auto-adesivo permanente de alta performance e durabilidade. Por refletir a luz, as faixas são destacadas quando iluminadas pelas lanternas de outros veículos, possibilitando ver inclusive o tamanho do bruto que está a frente.
De acordo com Valdecir Fossaluza, gerente de vendas da Challenger Comércio de Produtos Automotivos, que comercializa as faixas da Avery Dennison, as faixas refletivas são itens indispensáveis para caminhões de carga e, consequentemente, sinônimo de visibilidade e segurança. “Foram projetadas e desenvolvidas para promover conspicuidade, ou seja, clara visibilidade. Serve para auxiliar o motorista no direcionamento e fácil reconhecimento do veículo principalmente à noite, aumentando assim a segurança nas vias de tráfego, salvando vidas”, completa.
Veja mais sobre a segurança das faixas refletivas
Ele comenta que as faixas refletivas são, por lei, acessórios de uso obrigatório em veículos de carga com PBT – Peso Bruto Total superior a 4.536 kg e também para os veículos de transporte de passageiros acima de 8 lugares (ônibus, vans e escolares).
Sua regulamentação se deu em 2010 pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), através da Portaria 1164/2010. A determinação é que as faixas devem ser afixadas nas laterais e na traseira da carroçaria, o mais próximo possível da borda inferior e estar alinhadas ao longo do comprimento e da largura do veículo. A portaria nº 16/2000 do Denatran especifica como devem ser aplicadas nos vários tipos de carrocerias.
Para fiscalizar o uso das faixas refletivas, órgãos como DETRAN – Departamento Estadual de Trânsito, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Militar entram em ação. Juntos esses órgãos tem a responsabilidade de fiscalizar o cumprimento das normas de trânsito. “A falta do dispositivo ou a sua ineficiência constituem infração de trânsito passível de multa, retenção do veículo para regularização, assim como apreensão do documento de porte obrigatório a CRVL, caso a irregularidade não seja sanada no local”, observa Valdecir.
Para os desavisados, o descumprimento do uso resulta em infração de trânsito grave, com multa prevista no valor de R$ 195,23 e 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Como adquirir o produto correto
A principal dica é obter informações técnicas sobre o produto. Atentar nos seguintes parâmetros, de acordo com Valdecir: índice de refletividade, durabilidade, tecnologia aplicada, quais fabricantes utilizam, entre outros.
Vale lembrar que as faixas refletivas devem ser homologadas e apresentarem o selo de qualidade do órgão, com a mensagem “Aprovado Denatran”. Isso garante que o produto está dentro das especificações. Outra recomendação é sempre comprar esses itens em lojas de confiança e que oferecem nota fiscal.
“As faixas refletivas conspicuity Avery Dennison®, são homologadas pelo Denatran cumprindo e excedendo as legislações vigentes do Contran, sendo reconhecida como o refletivo original do mercado. Sua durabilidade esperada é de 7 anos”, diz o gerente.
Fique atento, não se sinta atraído por faixas com preços muito abaixo do mercado, pois certamente são produtos de qualidade duvidosa e não oferecem a segurança necessária, muito menos atendem à legislação em vigor.
Vale deixar o recado para os transportadores de VUC que junto com outros dispositivos de segurança, como freios ABS, pneus em ordem e controle de estabilidade, as faixas refletivas ajudam na melhora da visibilidade em ruas e estradas, e estão aí para ajudar a evitar acidentes.