A fabricante de autopeças Nakata dá a dica: fazer análise do sistema de suspensão precisa de cuidados importantes que os reparadores devem ter quando o carro chega para ser examinado. O técnico da empresa José Tavares, que realiza atendimento e treinamentos sobre suspensão em centros automotivos de todo o país, explica que inicialmente é preciso ouvir as explicações do cliente sobre o problema que ele sente ao dirigir. Após isso, é recomendável dar uma volta como passageiro, deixo o motorista mostrar na prática o que está acontecendo e em que situação ocorre o ruído.
“Barulhos na suspensão podem ter diferentes causas, andar com cliente no carro pode ajudar a entender melhor o que ele está sentindo ao volante. Este é um detalhe fundamental e que ajuda bastante no diagnóstico”, afirma.
Outro ponto importante é averiguar a quilometragem do veículo, que, na opinião do técnico, é um indicativo para detectar as condições do sistema de suspensão. “Normalmente, um veículo com mais 70.000 km rodados vai apresentar mais desgastes em peças do que quando tem 20.000 km e isso deve ser levado em conta”, complementa Tavares.
Feitas estas análises, com o veículo já no elevador, o reparador deve verificar todos os itens de suspensão (amortecedores, batentes, coifas ou guardas pó, molas, coxim superior, bandeja, buchas de bandeja e pivôs), verificar se há folgas nas peças e desgaste irregular nos pneus. Apontar os problemas detectados e conversar com o cliente, se houver a necessidade de troca da peça.
No caso de amortecedores, Tavares aconselha efetuar a troca aos pares para não causar desequilíbrio no veículo, pois o lado novo terá mais carga do que o usado. “Apenas quando o veículo rodou pouco e houve um imprevisto com o amortecedor por causa de um buraco, por exemplo, é que a troca pode ser feita de apenas um elemento. Ao trocar o amortecedor, o kit também deve ser substituído”, destaca.
De acordo com o Tavares, itens como batentes ressecam com o tempo e podem provocar danos na peça nova, por isso, precisam ser trocados junto com os amortecedores.
O reparador não pode se esquecer de retirar a etiqueta da caixa do produto novo, colocá-la no certificado de garantia e dar para o cliente guardar. “Caso haja algum problema com a peça futuramente, esse é o documento de identificação e garantia para o consumidor”, informa. Ao realizar a troca de peças de suspensão, o técnico lembra que o alinhamento deve ser feito.