Notícias

FedEx amplia frota elétrica no Brasil com vans Mercedes-Benz

FedEx amplia frota elétrica no Brasil com vans Mercedes-Benz

A FedEx anunciou a incorporação de 27 veículos elétricos à sua operação no Brasil, elevando a frota local com emissão zero para 52 unidades. Os veículos, modelo Mercedes-Benz eSprinter Furgão Street 320, serão destinados às estações da companhia em Sumaré (SP), Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ), Betim (MG) e São Paulo (SP).

A aquisição faz parte da meta global da FedEx de neutralizar as emissões de carbono de suas operações até 2040. A companhia já é pioneira na adoção de veículos elétricos no país, com as primeiras unidades chegando em 2013. Hoje, a frota elétrica brasileira inclui vans e motocicletas, utilizadas principalmente para entregas de última milha e em regiões com tráfego intenso.

“Na FedEx, acreditamos que crescimento econômico e sustentabilidade devem caminhar juntos. Estamos focados em adotar soluções tecnicamente viáveis e economicamente sustentáveis, que aumentem a eficiência e contribuam para a redução de emissões, sem comprometer a qualidade do serviço”, afirmou Camila Lima, vice-presidente de Operações da FedEx no Brasil. “Trabalhar de forma mais inteligente, com foco em eficiência energética, representa também uma oportunidade concreta de gerar economias e fortalecer nossa rede operacional”.

🚚🚛 Leia a Revista Frete Urbano

📺 Acesse os vídeos no You Tube

👉 Acompanhe no Insta: @revistafreteurbano

Parceria com Mercedes-Benz

Para o head de Vendas de Vans da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil, Fabio F. Silva, a inclusão da eSprinter na frota da FedEx demonstra o compromisso com a logística sustentável. “Com alto desempenho, versatilidade de aplicação e zero emissões, a Sprinter elétrica oferece uma solução robusta e inteligente para operações de transporte urbano. Mais do que fornecer veículos, queremos ser protagonistas de uma mobilidade limpa, eficiente e economicamente viável. Essa colaboração reforça o alinhamento entre duas marcas globais que compartilham a visão de um futuro mais eficiente e ambientalmente responsável”, disse.

Energia renovável e eficiência operacional

Além de ampliar a frota elétrica, a FedEx está investindo em tecnologias limpas em suas instalações. No Brasil, a companhia está instalando painéis solares e ampliando sua participação no Mercado Livre de Energia. No ano fiscal de 2025, a unidade de Serra (ES) passou a operar com energia solar, enquanto as instalações de Cajamar (SP) e São Paulo migraram para o Mercado Livre de Energia.

Atualmente, 12 unidades da FedEx no país utilizam energia renovável: Belo Horizonte, Campo Grande, Joinville, Petrolina, Simões Filho e Vitória operam com painéis solares; enquanto Belo Horizonte, Cabo de Santo Agostinho, Fortaleza, Recife, São Paulo e Cajamar estão no Mercado Livre de Energia.

Frota moderna e eficiência de veículos à combustão

Enquanto amplia a frota elétrica, a FedEx também aprimora a eficiência de seus veículos a combustão. Veículos mais antigos são substituídos por modelos novos, incluindo unidades com motores Euro 6, que emitem menos poluentes. Como resultado, a idade média da frota terrestre da companhia no Brasil é de sete anos, tornando-a uma das mais novas do mercado.

O uso combinado de veículos elétricos, fontes de energia renovável e frota terrestre moderna demonstra o compromisso da FedEx com a sustentabilidade, a eficiência operacional e a redução de emissões, alinhando crescimento econômico à responsabilidade ambiental no setor de transporte e logística.Tags:

ÚLTIMOS POSTS