Frete Drive: Avaliamos o Fiat Cronos com motor 1.0 Firefly. O retorno de um sedã da Fiat com motor 1.0, tradicional no line up histórico da marca. O Novo Cronos, 2023, que oferece as versões Drive com motor de 999 cilindradas, foi o modelo para avaliação. É uma opção para o consumidor como carro mais acessível financeiramente, apesar de oferecer atributos das versões mais completas, com espaço, segurança e conforto.
O sedã vem equipado com o motor aspirado Firefly 1.0, produzido na fábrica de Betim (MG), que já falamos em outras ocasiões. Um conjunto de três cilindros, que usa apenas um comando de válvulas com variador de fase. Consegue assim, redução de perda de energia pois tem menos itens internos, gerando menor atrito e movimentação.
Uma construção que prioriza a performance com economia de combustível e baixo nível de emissões. É tudo que as montadoras procuram atualmente, eficiência energética. A taxa de compressão fica em 13,2:1, e usa o sistema HCSS, que elimina o tanquinho extra para partidas a frio.
Assim, o Novo Cronos 1.0 consegue atingir 75 cv de potência máxima com etanol e 71cv com gasolina sempre a 6 mil giros. O torque é de 10,7 kgfm no etanol e 10 kgfm na gasolina, ambos a 3.250 rpm. A ignição e Magneti Marelli, eletrônica digital incorporada ao sistema de injeção eletrônica multiponto da mesma marca.
Nossa versão estava equipada com a caixa de câmbio manual de cinco velocidades à frente e uma à ré. Para a boa dirigibilidade, adota a direção do tipo elétrica com pinhão e cremalheira, e com diâmetro mínimo de curva de 10,5 m.
No conjunto de suspensão, o sistema McPherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores transversais com barra estabilizadora fazem parte da dianteira. Na traseira, eixo de torção com rodas semi-independentes.
Sistema de freios com ABS usa discos ventilados com pinça flutuante na dianteira e tambor com sapata autocentrante e regulagem automática de jogo na traseira.
Entre alguns dos itens de série, estão central multimídia de 7’’, volante multifuncional, entradas USB para bancos traseiros, sensor de estacionamento traseiro, vidros traseiro elétricos, assinatura em LED nos faróis e rodas em aço de 15”.
FIAT CRONOS DRIVE 1.0
Motor
Posição: Transversal dianteiro
Número de cilindros: 3 em linha
Diâmetro x curso: 70 x 86,5 mm
Cilindrada total: 999 cm³
Taxa de compressão: 13,2:1
Potência máxima (ABNT): 71 cv (gasolina)/ 75 cv a 6.000 rpm (etanol)
Torque máximo (ABNT): 10 kgfm (gasolina)/ 10,7 kgfm a 3.250 rpm (etanol)
Nº de válvulas por cilindro: 2 no cabeçote
Eixo de comando de válvulas: 1 no cabeçote
Alimentação
Ignição: Magneti Marelli, eletrônica digital incorporada ao sistema de injeção
Injeção eletrônica: Magneti Marelli
Combustível: Gasolina/Etanol
Transmissão
Câmbio manual: cinco marchas à frente e uma à ré
Relações de transmissão:
1ª – 4,273
2ª – 2,429
3ª – 1,520
4ª – 1,029
5ª – 0,795
Ré – 4,200
Diferencial – 4,600
Tração: Dianteira com juntas homocinéticas
Sistema de freios
Comando: A pedal e transmissão hidráulica com ABS
Dianteiro: A disco ventilado (diâmetro de 257 mm) com pinça flutuante
Traseiro: A tambor (diâmetro de 203 mm) com sapata autocentrante e regulagem automática de jogo
Suspensão dianteira
Tipo: McPherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores transversais com barra
estabilizadora
Amortecedores: Hidráulicos, telescópicos de duplo efeito
Elemento elástico: Mola helicoidal
Suspensão traseira
Tipo: Eixo de torção com rodas semi-independentes
Amortecedores: Hidráulicos, telescópicos de duplo efeito
Elemento elástico: Mola helicoidal
Direção
Tipo: Elétrica com pinhão e cremalheira
Diâmetro mínimo de curva: 10,5 m
Rodas
Medidas: 6” x 15”
Pneus: 185/60 R15
Peso do veículo
Em ordem de marcha: 1.140 kg
Capacidade de carga: 400 kg
Carga máxima rebocável (reboque sem freio): 400 kg
Dimensões externas
Comprimento do veículo: 4.364 mm
Largura do veículo: 1.726 mm
Altura do veículo: 1.510 mm
Distância entreeixos: 2.521 mm
Bitola dianteira: 1.463 mm
Bitola traseira: 1.500 mm
Altura mínima do solo: 166 mm
Volume do porta-malas: 525 litros
Tanque de combustível: 47 litros
Desempenho
0 a 100 km/h: 15,3 s (gasolina)/ 14,4 s (etanol)
Consumo
Ciclo urbano: 14 km/l (gasolina)/ 9,9 km/l (etanol)
Ciclo estrada: 16,1 km/l (gasolina)/ 11,4 km/l (etanol)