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Fiat Cronos: confiança no motor 1.0 Firefly

Fiat Cronos: confiança no motor 1.0 Firefly

Frete Drive:  Avaliamos o Fiat Cronos com motor 1.0 Firefly. O retorno de um sedã da Fiat com motor 1.0, tradicional no line up histórico da marca. O Novo Cronos, 2023, que oferece as versões Drive com motor de 999 cilindradas, foi o modelo para avaliação. É uma opção para o consumidor como carro mais acessível financeiramente, apesar de oferecer atributos das versões mais completas, com espaço, segurança e conforto.

Fiat Cronos: confiança no motor 1.0 Firefly

 

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O sedã vem equipado com o motor aspirado Firefly 1.0, produzido na fábrica de Betim (MG), que já falamos em outras ocasiões. Um conjunto de três cilindros, que usa apenas um comando de válvulas com variador de fase. Consegue assim, redução de perda de energia pois tem menos itens internos, gerando menor atrito e movimentação.

Uma construção que prioriza a performance com economia de combustível e baixo nível de emissões. É tudo que as montadoras procuram atualmente, eficiência energética. A taxa de compressão fica em 13,2:1, e usa o sistema HCSS, que elimina o tanquinho extra para partidas a frio.

Assim, o Novo Cronos 1.0 consegue atingir 75 cv de potência máxima com etanol e 71cv com gasolina sempre a 6 mil giros. O torque é de 10,7 kgfm no etanol e 10 kgfm na gasolina, ambos a 3.250 rpm. A ignição e Magneti Marelli, eletrônica digital incorporada ao sistema de injeção eletrônica multiponto da mesma marca.

Nossa versão estava equipada com a caixa de câmbio manual de cinco velocidades à frente e uma à ré. Para a boa dirigibilidade, adota a direção do tipo elétrica com pinhão e cremalheira, e com diâmetro mínimo de curva de 10,5 m.

Fiat Cronos: confiança no motor 1.0 Firefly

No conjunto de suspensão, o sistema McPherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores transversais com barra estabilizadora fazem parte da dianteira. Na traseira, eixo de torção com rodas semi-independentes.

Fiat Cronos: confiança no motor 1.0 Firefly

Sistema de freios com ABS usa discos ventilados com pinça flutuante na dianteira e tambor com sapata autocentrante e regulagem automática de jogo na traseira.

Entre alguns dos itens de série, estão central multimídia de 7’’, volante multifuncional, entradas USB para bancos traseiros, sensor de estacionamento traseiro, vidros traseiro elétricos, assinatura em LED nos faróis e rodas em aço de 15”.

Fiat Cronos: confiança no motor 1.0 Firefly

FIAT CRONOS DRIVE 1.0

Motor

Posição: Transversal dianteiro

Número de cilindros: 3 em linha

Diâmetro x curso: 70 x 86,5 mm

Cilindrada total: 999 cm³

Taxa de compressão: 13,2:1

Potência máxima (ABNT): 71 cv (gasolina)/ 75 cv a 6.000 rpm (etanol)

Torque máximo (ABNT): 10 kgfm (gasolina)/ 10,7 kgfm a 3.250 rpm (etanol)

Nº de válvulas por cilindro: 2 no cabeçote

Eixo de comando de válvulas: 1 no cabeçote

Alimentação

Ignição: Magneti Marelli, eletrônica digital incorporada ao sistema de injeção

Injeção eletrônica: Magneti Marelli

Combustível: Gasolina/Etanol

Transmissão

Câmbio manual: cinco marchas à frente e uma à ré

Relações de transmissão:

1ª – 4,273

2ª – 2,429

3ª – 1,520

4ª – 1,029

5ª – 0,795

Ré – 4,200

Diferencial – 4,600

Tração: Dianteira com juntas homocinéticas

Sistema de freios

Comando: A pedal e transmissão hidráulica com ABS

Dianteiro: A disco ventilado (diâmetro de 257 mm) com pinça flutuante

Traseiro: A tambor (diâmetro de 203 mm) com sapata autocentrante e regulagem automática de jogo

Suspensão dianteira

Tipo: McPherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores transversais com barra

estabilizadora

Amortecedores: Hidráulicos, telescópicos de duplo efeito

Elemento elástico: Mola helicoidal

Suspensão traseira

Tipo: Eixo de torção com rodas semi-independentes

Amortecedores: Hidráulicos, telescópicos de duplo efeito

Elemento elástico: Mola helicoidal

Direção

Tipo: Elétrica com pinhão e cremalheira

Diâmetro mínimo de curva: 10,5 m

Rodas

Medidas: 6” x 15”

Pneus: 185/60 R15

Peso do veículo

Em ordem de marcha: 1.140 kg

Capacidade de carga: 400 kg

Carga máxima rebocável (reboque sem freio): 400 kg

Dimensões externas

Comprimento do veículo: 4.364 mm

Largura do veículo: 1.726 mm

Altura do veículo: 1.510 mm

Distância entreeixos: 2.521 mm

Bitola dianteira: 1.463 mm

Bitola traseira: 1.500 mm

Altura mínima do solo: 166 mm

Volume do porta-malas: 525 litros

Tanque de combustível: 47 litros

Desempenho

0 a 100 km/h: 15,3 s (gasolina)/ 14,4 s (etanol)

Consumo

Ciclo urbano: 14 km/l (gasolina)/ 9,9 km/l (etanol)

Ciclo estrada: 16,1 km/l (gasolina)/ 11,4 km/l (etanol)

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