Frete Drive: Avaliação do Fiat Toro 2.2 Turbodiesel: novo conjunto mecânico mais eficiente e potente
Quem já dirigiu a Fiat Toro sabe que a picape tem uma proposta diferente. Ela nasceu para preencher o espaço entre as compactas e as médias tradicionais, e acabou criando seu próprio segmento.

Agora, a novidade está debaixo do capô: a Fiat passa a oferecer o novo motor Multijet 2.2 Turbodiesel nas versões Ranch e Volcano. O foco está em mais força, eficiência e desempenho. Para esse teste, andamos na versão Ranch, com uma cor azul muito bonita, por sinal.

O motor, de 2.184 cm³, tem quatro cilindros em linha e entrega 200 cv a 3.500 rpm, com torque de 450 Nm (45,9 kgfm) a apenas 1.500 rpm. O ganho sobre o antigo 2.0 é expressivo: 18% a mais de potência e 29% a mais de torque. Desenvolvido globalmente, o conjunto foi adaptado às condições brasileiras, equilibrando performance e economia.

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Entre os destaques técnicos estão o cabeçote de alumínio com duplo comando de válvulas, injeção direta de alta pressão de 2.000 bar, turbocompressor de geometria variável e intercooler ar-água. A admissão variável melhora a resposta em rotações intermediárias, enquanto o sistema de refrigeração com dois circuitos auxilia no controle térmico do conjunto.

A transmissão automática de nove marchas passou por ajustes para trabalhar em sintonia com o novo propulsor. O conversor de torque foi redesenhado e o diferencial alongado em 14%, o que reduziu as rotações em velocidade de cruzeiro. As relações mais longas nas marchas superiores também contribuem para economia de combustível.

O sistema de tração integral é automático, distribuindo torque entre os eixos conforme a necessidade. O conjunto é apoiado por uma suspensão dianteira McPherson com braços triangulares e barra estabilizadora, e traseira multilink independente, também com barra estabilizadora. Os amortecedores são hidráulicos pressurizados e as molas helicoidais ajustadas para suportar até 1.010 kg de carga útil.

Para lidar com a potência extra, os freios foram redimensionados. Os discos dianteiros agora têm 330 mm de diâmetro, e os traseiros, 320 mm, ambos ventilados. A direção elétrica garante leveza nas manobras e firmeza em altas velocidades, com raio de giro de 12,3 metros.

O conjunto roda-pneu é formado por rodas de liga leve 18” com pneus 225/60 R18. O peso em ordem de marcha é de 1.945 kg, e a altura livre do solo chega a 198 mm vazia. O ângulo de entrada é de 25°, e o de saída, 28°. A caçamba mantém volume útil de 937 litros e o tanque de combustível tem capacidade para 60 litros.

Produzida em Goiana (PE), a Toro 2.2 Turbodiesel reforça o caráter mecânico da picape, que agora alia desempenho de 200 cv à economia de um motor a diesel moderno. O conjunto de suspensão revisado, o câmbio de nove marchas e a tração integral automática posicionam o modelo entre as picapes médias mais completas do mercado nacional — com a vantagem de manter o equilíbrio entre conforto, eficiência e capacidade de trabalho que sempre caracterizaram a linha Toro.

Ficha Técnica – Fiat Toro Ranch 2.2 Turbodiesel AT9 AWD (MY26)
| Item | Descrição |
| Motor | Multijet 2.2 Turbodiesel |
| Posição | Transversal dianteiro |
| Número de cilindros | 4 em linha |
| Cilindrada total | 2.184 cm³ |
| Diâmetro x Curso | 83,8 mm x 99 mm |
| Taxa de compressão | 15,7:1 |
| Potência máxima | 200 cv a 3.500 rpm |
| Torque máximo | 45,87 kgfm (450 Nm) a 1.500 rpm |
| Número de válvulas por cilindro | 4 |
| Comando de válvulas | Duplo comando no cabeçote (DOHC) |
| Sistema de injeção | Injeção direta de diesel (2.000 bar) |
| Turbocompressor | Geometria variável com intercooler ar-água |
| Combustível | Diesel |
| Transmissão e Tração | |
| Tipo de câmbio | Automático de 9 marchas |
| Tração | Integral (AWD) |
| Relações de marcha | 1ª: 4.700 / 2ª: 2.840 / 3ª: 1.910 / 4ª: 1.380 / 5ª: 1.000 / 6ª: 0.810 / 7ª: 0.700 / 8ª: 0.580 / 9ª: 0.480 / Ré: 3.805 |
| Relação do diferencial | 3.136 |
| Suspensão | |
| Dianteira | McPherson independente com braços triangulares e barra estabilizadora |
| Traseira | Multilink independente com links longitudinais e transversais e barra estabilizadora |
| Amortecedores | Hidráulicos pressurizados |
| Molas | Helicoidais |
| Freios | |
| Dianteiros | Discos ventilados de 330 mm x 28 mm |
| Traseiros | Discos ventilados de 320 mm x 22 mm |
| Direção | |
| Tipo | Pinhão e cremalheira com assistência elétrica |
| Diâmetro mínimo de giro | 12,3 metros |
| Rodas e Pneus | |
| Rodas | Liga leve 6,5J x 18” |
| Pneus | 225/60 R18 |
| Dimensões e Capacidades | |
| Comprimento total | 4.954 mm |
| Largura | 1.849 mm |
| Altura | 1.677 mm |
| Distância entre eixos | 2.982 mm |
| Altura livre do solo | 198 mm (vazio) / 154 mm (carregado) |
| Ângulo de entrada / saída | 25° / 28° |
| Peso em ordem de marcha | 1.945 kg |
| Capacidade de carga | 1.010 kg |
| Tanque de combustível | 60 litros |
| Volume da caçamba | 937 litros |
| Performance | |
| Aceleração (0–100 km/h) | 9,8 s (Ranch) |
| Velocidade máxima | 201 km/h |
| Consumo urbano (PBEV) | 10,5 km/l |
| Consumo rodoviário (PBEV) | 13,6 km/l |
