Frete Drive: Avaliamos a Fiat Toro Volcano com motor diesel de 170 cv. Já adequado às novas leis de emissões do Proconve-L7, o motor turbodiesel do Fiat Toro é um destaque positivo do modelo. Uma das picapes mais vendidas do Brasil, a Toro que avaliamos foi a versão Volcano T350, que já utiliza o novo motor 2.0 turbodiesel MultiJet II, um conjunto desenvolvido em parceria com a FPT.
Foi a necessidade pela adequação que fez a engenharia da marca adotar o sistema de injeção de ureia para controle de emissões, mais conhecido como Arla 32, que utilizado juntamente com o sistema de Redução Catalítica Seletiva para reduzir quimicamente a emissão de óxido de nitrogênio nos gases de escape.
A engenharia da Fiat explica que o tanque de Arla 32 tem 13 litros e autonomia de até 10.000 km, ou seja, não precisa ser abastecido toda hora. A nova tecnologia não impactou no tamanho do tanque de diesel, que segue com 60 litros e permite uma autonomia superior a 760 km, de acordo com os registros da montadora.
Com o emprego de outras tecnologias na construção do motor, como injeção direta de combustível, a picape é capaz de evoluir em 170 cv de potência máxima e torque de 350 Nm (35,7 kgfm), a partir de a 1.750 rpm, sendo bastante eficaz na performance e economia. A nomenclatura T350 do modelo vem justamente dos 350 Nm do torque.
Em conjunto, temos o câmbio automático de última geração de 9 marchas, tração integral 4×4, que atua sob demanda e distribui o torque entre os eixos dianteiro e traseiro sempre que há perda de tração. Para ajudar na dirigibilidade, a direção é do tipo elétrica com pinhão e cremalheira, permitindo manobras fáceis, mesmo que não esterce muito.
Na caçamba, a Nova Toro pode levar 1.010 kg, sendo que o volume da caçamba, que é fechada é de 937 litros. Para sustentar essa capacidade de carga, a suspensão é McPherson com rodas independentes na dianteira e Multilink com rodas independentes na traseira, com molas helicoidais.
Os freios são a disco ventilado (diâmetro de 305 mm) com pinça flutuante na dianteira e a tambor (diâmetro de 295 mm) com sapata autocentrante e regulagem automática de jogo na traseira, com ABS e ESC de série.
O Sistema Avançado de Assistência ao Condutor (ADAS), permite auxílio ao motorista oferecendo mais conforto na condução e, principalmente, segurança. Entre os sistemas que integram a tecnologia estão o Aviso de Saída de Faixa (LDW), Frenagem Autônoma de Emergência (AEB) e Comutação Automática do Farol (AHB). Todo sistema de conectividade é ofertado na Toiro Volcano, com a multimidia Connect Me, que reúne todos os recursos de informação numa tela de 10,1” com diversos serviços conectados, wi-fi e emparelhamento com smartphones Android e IOS.
Ficha técnica
Motor: | 2.0 turbodiesel |
Combustível | Diesel |
Cilindrada | 1.956 cm³ |
Potência | 170 cv a 3.750 rpm |
Torque | 35,7 kgfm a 1.750 rpm |
Transmissão | Automático com nove marchas |
Tração | Integral |
Direção | Elétrica com pinhão e cremalheira |
Rodas e Pneus | 6,5” x 17” – liga de alumínio/ 225/65 R17 |
Freios | Dianteiro: A disco ventilado (diâmetro de 305 mm) com pinça flutuante Traseiro: A tambor (diâmetro de 295 mm) com sapata autocentrante e regulagem automática de jogo ABS/ESC de série |
Suspensões | Dianteira: McPherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores com geometria triangular e barra estabilizadora com molas helicoidais Traseira: Multilink com rodas independentes, links transversais e longitudinais e barra estabilizadora com molas helicoidais |
Tanque de combustível | 60 litros |
Dimensões e pesos
Comprimento | 4.945 mm |
Largura | 1.858 mm |
Entre-eixos | 2.982 mm |
Altura | 1.674 mm |
Capacidade de carga | 1.010 kg |
Volume da caçamba | 937 litros |
Carga máxima rebocável (sem freio) | 400 kg |
Peso em ordem de marcha (Std A) | 1.932 kg |