Manutenção Filtro de do motor: desempenho e economia de combustível
É tão bom ter um veículo rodando com bom desempenho, com aquele motor cheio de saúde, não é mesmo? Pois é, se o combustível tem uma dose importante neste quesito, um componente muito simples e de baixo custo também tem: o filtro de ar do motor.
Como o próprio nome diz, o filtro de ar filtra o ar que entra no motor para que ocorra a combustão para se movimentar. O ar entra pelas mangueiras do motor e chega ao combustível, fazendo o veículo se movimentar.
Segundo os especialistas, o filtro do ar para o motor diesel é responsável por reter as partículas que estão suspensas no ar e que, se entrarem no motor, causam avarias, e dor de cabeça para o transportador. Além disso, quando saturado, o filtro aumenta o consumo de combustível em até 30%.
A TecFil explica que um filtro de ar sujo ou saturado faz o consumo de combustível ficar mais alto e ainda pode causar entupimento do sistema de alimentação. Por consequência, o motor perde potência e fica superaquecido. Cilindros e turbinas também sofrem danos e podem consumir mais óleo. Por isso, faça a troca sempre que necessário, de acordo com o manual do proprietário do veículo.
A troca preventiva depende do uso do veículo, segundo os fabricantes, por isso, é necessário atenção. Não existe quilometragem ou tempo exato, depende das condições do território e do ambiente que o carro circula.
Agora o mais importante é fazer a troca do elemento filtrante e não a limpeza com jato de ar, pois danifica a vedação e as fibras do produto, reduzindo sua capacidade de reter detritos. Logo, vai te dar problemas no motor, na turbina entre outros componentes.
Outra dica muito importante para o motorista é usar um filtro de ar de qualidade, procurando sempre por marcas que fornecem produtos originais, com as especificações de filtragem sendo obedecidas. Afinal, um componente sem procedência pode causar os mesmos danos de um filtro sujo.
O procedimento de troca do filtro de ar do motor é simples e a peça é razoavelmente barata, mas deve ser feito por um mecânico de confiança, e nunca no posto de gasolina. Observe bem a aplicação correta da peça antes de instalar, pois utilizar o filtro errado pode causar vazamentos e o prejuízo vai ser maior.
A dica de João Moura, presidente da Abrafiltros (Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais) é realizar as trocas preventivas não só para garantir a saúde do veículo, mas também a saúde da população.
“Quando saturados, os filtros automotivos comprometem o desempenho do automóvel, poluem o ar e afetam também o bolso do motorista já que o filtro de ar, por exemplo, quando impregnado de poluentes, eleva o consumo de combustível e acarreta perda de potência do veículo, bem como superaquece o motor”, afirma.